Os comerciários tiveram uma vitória na semana passada com o arquivamento do projeto de lei 09/18 de autoria do vereador Paulo Paúlera que queria flexibilizar geral a abertura do comércio em Rio Preto.
Segundo Márcia Caldas, presidente do Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio), graças à mobilização de todos do sindicato que de imediato se posicionou contrário e da categoria que quando foi chamada lotou as galerias da Câmara para se posicionar contra a proposta.
O projeto queria revogar a Lei Municipal 4.148, de 19 de outubro de 1987, que fixa os horários do comércio das 8h às 18h, de segunda a sexta; das 8h às 12h, aos sábados. Aos domingos, as lojas devem permanecer fechadas. Na proposta a abertura seria livre e sem regramento.
A presidente do Sincomerciários que também é vereadora afirma que foi necessário fazer conversas com os vereadores para esclarecer para eles a falta de viabilidade de aplicação deste projeto pela falta de uma infraestrutura para atender os trabalhadores com falta de creche, segurança e um próprio atrativo para o consumidor buscar o comércio em horários fora do padrão.
“Agradeço aos vereadores que entenderam o perigo da aprovação de um projeto como esse. Vamos continuar atentos, pois sabemos que e a Acirp e o Sincomércio não desistiram de aprovar essa proposta”, finalizou Márcia.