Foto: Dhoje Interior

 

Da Redação

 

Por conta de uma baixa no percentual de imunização da população de São José do Rio Preto contra o Sarampo aonde a cobertura da segunda dose em crianças no município chegou a apenas 86% onde o ideal seria 95% a Secretaria Municipal de Saúde faz uma alerta sobre os perigos do ressurgimento da doença na cidade.

 

Rio Preto não registra casos da doença desde o ano 2000, mas segundo o secretário de Saúde, Aldenis Borim, e o médico virologista, Mauricio Lacerda, e a gerente da Vigilância Epidemiológica, Andréia Negri, alguns países têm apresentado um crescimento dos casos da doença, o que também ocorre em regiões do Brasil, em especial na fronteira com a Venezuela. “Temos de fazer a lição de casa preventivamente. Se não ocorrer surtos, ótimo. Se mesmo com nossas ações vier algum surto, certamente ele será muito atenuado por nossas ações preventivas” salientou Borim.

As ações começam hoje (18) com a colocação de cartazes em locais públicos a intensificação da vacinação para taxistas, motoristas de ônibus e aplicativos que fazem os atendimentos de passageiros na rodoviária e aeroporto.

 

A vacinação continuará sendo feita nas 27 unidades de saúde de Rio Preto para as faixas etárias incluídas na estratégia do Ministério de Saúde:

*Primeira dose com 1 ano, segunda com 1 ano e 3 meses.

*Pessoas com até 29 anos devem ter duas doses da vacina na vida. Para pessoas de 30 a 58 anos (nascidos a partir de 1960) a recomendação é que tenha uma dose em carteira de vacina.

A Secretaria orienta que caso a pessoa tenha perdido a carteira de vacinação deve procurar uma unidade de saúde para atualizar a situação vacinal.

 

Fonte: SMCS

 

Deixe um comentário