Foto: Sindalquim
Por Sérgio Sampaio
O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) continua percorrendo as empresas do setor Químico de São José do Rio Preto e da região para discutir a elaboração da pré-pauta.
Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, as regiões de Jales, Votuporanga, Fernandópolis, Orindiúva e Ibitinga já foram visitas. A nova etapa está acontecendo nas em Rio Preto onde são mais de 50 empresas. “Vamos visitar todas as empresas independente do número de trabalhadores se a empresa tiver 700 ou dois trabalhadores não faremos diferenciação”, salientou Alves Filho.
O sindicalista alerta que uma das principais lutas deste ano é a manutenção de todas as cláusulas da convenção anterior e passar para os trabalhadores que estas conquistas vieram através de lutas da classe nas últimas décadas. Outro ponto diz respeito a reposição da inflação do período e mais um ganho real.
As assembleias acontecem até o dia 25 de setembro, isso porque no dia 26 acontece uma assembleia geral na cidade de São Paulo na sede da Fequimfar (Federação dos Químicos do Estado de São Paulo) com a participação dos 33 sindicatos filiados. No dia serão feita a elaboração da pauta final que no mesmo dia será entregue ao sindicato patronal.
“Depois da primeira rodada de negociação iremos fazer novas conversas com os trabalhadores na base para colocá-los a par do que foi apresentado pelo patronal”, finalizou o presidente.
No Estado são cerca de 100 mil trabalhadores do setor Químico que fazem parte desta negociação e a data base da categoria é o dia 01º de setembro.