Foto: Arquivo Jornal do Trabalhador
Por Sérgio Sampaio
O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação de Álcool, Químicas e Farmacêuticas) tem em todas as suas convenções e acordos coletivos cláusulas que garantem benefícios pré-aposentadoria.
Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, em todas as negociações das cláusulas sociais deste ano foi conquistada a manutenção das cláusulas que garantem benefícios para os trabalhadores que estejam há dois anos de se aposentarem.
“Caso o trabalhador tenha alguma dúvida deve entrar em contato com o nosso jurídico”, salientou Alves Filho.
Caso faltem dois anos para a aposentadoria do trabalhador a empresa é obrigada a continuar fazendo a contribuição previdenciária durante este período que falta – faltando apenas um ano além da contribuição previdenciária a empresa terá que pagar o salário do trabalho nestes 12 meses que antecedem a aposentadoria do trabalhador dos setores: Químicos, Farmacêutico ou Sucroalcooleiro.
O sindicalista alerta que mesmo com a nova lei trabalhista nada mudou sobre este direito dos trabalhadores representados pelo Sindalquim, isso porque o negociado se sobrepõe ao legislado.
As convenções e acordos podem ser consultados no site do sindicato www.sindalquim.org.br ou consultando a cartilha que foi entregue pela entidade a cada um dos trabalhadores após o fechamento dos acordos.