Foto: Arquivo Dhoje Interior
Da Redação
Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, a Biblioteca Municipal de São José do Rio Preto, antecipa as comemorações para a semana de 22 a 26 de outubro com uma série de atividade de incentivo a leitura. Todas gratuitas e abertas ao público.
A semana foi aberta hoje (22), às 10 horas com um Café Literário. Foi servido um cafezinho e com ele os participantes poderam bater um papo informal sobre leituras diversas. O café foi aberto a toda a comunidade rio-pretense e funcionários da biblioteca.
No mesmo horário e local, houve a abertura da exposição da série de ilustrações “O que não é branco”, de Anna Claudia Magalhães. A série trata da construção da imagem do que e de quem não é branco, dentro da sociedade brasileira. São obras de aquarela e esferográfica sobre Canson A3, 2016. A exposição é aberta ao público, durante o horário de funcionamento da biblioteca.
Aconteceu também neste primeiro dia um bate-papo com autor de cordel Antonio Cícero Ferreira de Araújo e com o quadrinista Alex Sander, sobre histórias em quadrinhos. As atividades foram abertas ao público e também receberam turmas de jovens da Arprom (Associação Riopretense de Promoção do Menor) e seus monitores como convidados.
Troca de livros
Nos dias 23, 24 e 25, das 10h30 às 17 horas, acontece Troca-troca de livros, estarão à disposição livros de ficção, poesias, biografias, infantis e juvenis. A troca é de livro por livro, isto é, literatura adulta pelo mesmo e assim também com livros infantis e juvenis. Não é permitido enciclopédias, dicionários, livros específicos, religiosos, políticos. A atividade é aberta a toda a população.
Contações de Histórias
Sempre as 14h30 acontecem a contação de histórias:
No dia 23, as estagiárias de Letras, Bianca e Natasha contarão a história Era uma vez uma bruxa de Lia Zatz para as crianças da Escola Municipal Jaci Salles da Silva, acompanhadas de seus pais.
No dia 24, a escritora e psicopedagoga Samira Camargo e ilustratora Germana Zanetti, arquiteta, ganhadoras do Prêmio Nelson Seixas. A sessão de contação de “As 7 Marias” será acompanhada de uma atividade de desenho com as crianças, baseada na história. Foram convidadas crianças da Escola Municipal Zumbi dos Palmares.
No dia 25, tem sessão da Hora do Conto com Ákila, contadora de histórias da companhia AkilaETC, contando a história “Severino faz chover” para as crianças da Escola Municipal Álvaro Angelone acompanhadas dos pais.
Fonte: SMCS