Foto: Ilustração
Da Redação
A Secretaria de Assistência Social (Semas) de São José do Rio Preto promove o encontro ‘Ser Jovem – Projeto Guri’, no dia de hoje (07), às 14 horas, na Escola Municipal Ademir Dib, Rua São João 1765, Vila Zilda.
A atividade nasceu de uma iniciativa dos jovens que utilizam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pelo CCJ – Centro de Convivência da Juventude, para mobilizar os demais e conscientizá-los sobre o que de fato significa ser jovem dentro do contexto social atual.
Entre as atividades principais está o Teatro Fórum, que é um desdobramento do Teatro Invisível, com técnicas utilizadas na pesquisa do Teatro do Oprimido (criado por Augusto Boal). Através desta técnica, os jovens podem trazer à tona as situações que vivenciam cotidianamente, produzindo encenação baseada em fatos reais, na qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito na defesa de seus desejos e interesses. A realização do Teatro Fórum é supervisionada pelo educador Murilo Gussi.
Também utilizam a Cypher, uma roda de dança, na qual há livre expressão. Como esse formato é livre, cada jovem pode se expressar através da dança. Foi desenvolvida nos territórios de abrangência de alguns CRAS do município, transformando-se em estratégia para motivação e estímulo do SCFV executado nos territórios.
O Projeto Guri solicitou que o evento fosse realizado com os jovens que frequentam o programa. Não precisam ter conhecimento musical prévio. A idade varia entre 06 e 18 anos.
A parceria visa o convívio grupal, comunitário e social e a ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, além de integração e articulação entre diferentes serviços que atendem jovens do município.
O Encontro Ser Jovem representa um resultado alcançado com a oferta do SCFV no Centro de Convivência da Juventude, evidenciando o protagonismo e autonomia que os jovens conseguem com o desenvolvimento das atividades.
Mais informações: 3222-5137 e 3222-5118.
Fonte: SMCS