Foto: SMCS

Da Redação

Na última segunda-feira (19), a Câmara de São José do Rio Preto recebeu 10 personalidades da comunidade afro, homenageadas com o Troféu Fidelidade Aristides dos Santos, outorgado pela Secretaria de Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial. 

O vereador Pedro Roberto presidiu a cerimônia com a presença da secretária Maureen Cury, do presidente da Acirp, Paulo Sader, José Carlos Sé (representando a Defesa Civil), professor Manoel Messias, da presidente do Conselho Afro Maria Cecilia Nunes, do pastor Altair Pereira (Departamento de Promoção da Igualdade Racial) e do vereador Júlio Cardoso, de Guapiaçu. A Banda da Polícia Militar prestigiou a abertura. 

Para relembrar a trajetória do patrono do troféu Aristides dos Santos (1914-2013), seu neto Jeferson Augusto da Silva Santos leu o currículo e as conquistas árduas ao longo da militância de décadas em prol da igualdade racial.

 Foram estes os homenageados da noite:

1 – Diego Mahfouz Faria Lima, o Professor Nota 10

2 – Mauro Vinicius Hilário Lourenço, Duda, bicampeão mundial de salto a distância

3 – Ellen Cristina Dias, mãe-de-santo, ativista do movimento de religiosidade afro

4 – Ailton de Souza, empresário e ativista negro, representado pelo filho Alan Amorim de Souza

5 – José de Paula (in memoriam), ex-jogador de futebol, ativista, representado por um filho

6 – Florêncio Pereira Duarte, artista plástico naïf, participante de salões de arte estaduais e regionais

7 – Vera Lúcia Galvão dos Santos, ativista negra

8 – Ângela Aparecida dos Santos, assistente social e ex-auxiliar de enfermagem

9 – Ivan Reis, professor, pesquisador étnico, poeta, ativista do movimento negro

10 – Cia Dandara Produções Artísticas, movimento de perpetuação da identidade cultural afro. 

Consciência Negra 

Eventos paralelos estão ocorrendo neste mês de novembro, com a temática Consciência Negra. 

Ontem (20), no Centro de Convenções da Acirp, o dia foi dedicado à comunidade negra, com grafite, artesanato, feirinha, cinema, debates, entre outras atividades, com foco na identidade afro. 

No Rio Preto, termina hoje (21), no Riopreto Shopping, a exposição de fotos Coisa de Preto, realizada pela Associação dos Negros em parceria com a Secretaria da Mulher e o setor de Raça e Etnia de Rio Preto. São 20 fotos do fotógrafo Yuiti Hassui que tem como fundamento mostrar os traços, força e reconhecimento da verdadeira identidade e dignidade negra. A coordenação é de Alan Amorim de Souza. 

O professor e historiador Manoel Messias Pereira durante o mês de novembro vem dando palestras em faculdades e escolas sobre História da África, Zumbi dos Palmares, Introdução à História Índigena, Cultos Afros e Direitos Humanos e Intolerância Religiosa. Hoje a palestra será na Unirp e dia 30, na Unesp.

Fonte: SMCS

 

Deixe um comentário