Foto: SMCS

Da Redação

A atual população idosa de São José do Rio Preto é de 60 mil pessoas, mas daqui a menos de 10 anos será de 160 mil. A pergunta é: Rio Preto está preparada para atender este volume? 

Este foi o foco da 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), na última sexta-feira (23) no Teatro Paulo Moura, para uma plateia de mais de 400 pessoas, entre idosos, autoridades, conselheiros e especialistas do assunto. 

Com o tema: ‘Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas’. 

O prefeito Edinho lembrou que a faixa etária acima dos 60 anos ainda está bem ativa, com prognósticos de longevidade, e isso realmente precisa ser pensado. “Estamos ativos e prestativos, temos sonhos e ideias. Vamos unir experiências e conhecimentos para atingir um dos compromissos da ONU tornando a cidade mais humana,” afirmou. 

Não foi fácil chegar à realização da 4ª Conferência. Para isso, foram promovidos quatro encontros preparatórios em outubro, em quatro locais de longa permanência de idosos: Lar de Betânia, Asilo de Schmitt, São Vicente de Paulo e Lar Esperança. Os moradores das 10 regiões da cidade participaram, propondo sugestões para melhoria do seu dia a dia, principalmente nas áreas de saúde, lazer, centros de convivência e transporte coletivo. Todas as opiniões foram anotadas pela equipe da Semas, avaliadas e levadas para o debate na 4ª Conferência. 

Fonte: SMCS

Deixe um comentário