Foto: Ilustrativa

Da Redação

Tem inicio amanhã (01º de dezembro), Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a campanha municipal Fique Sabendo, que tem por objetivo ampliar o número de pessoas com conhecimento do status sorológico, a partir da realização de testes. “Conhecer a própria sorologia é fundamental para o enfrentamento das infecções sexualmente transmissíveis e AIDS, e a testagem é a porta de entrada para esta cadeia de ações de prevenção, tratamento e cuidado”, afirma a gerente do Programa de IST/AIDS do município, Maria Amélia Zanon Rocha.

 Campanha 

A campanha será realizada de 1º a 7 de dezembro com ações em diversos locais da cidade e para públicos distintos. Neste sábado, a equipe do Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis estará na praça Rui Barbosa para realizar testes de HIV, sífilis e hepatites, e orientar a população sobre prevenção. Haverá ainda oferta de insumos. A ação será das 9h às 12h, aberta e gratuita.

 Durante toda a semana que vem, a Unidade Itinerante de Redução de Danos (URDI) visitará empresas para realizar testes nos profissionais. No dia 5 de dezembro, quarta-feira, o caminhão estará na Unesp, das 8h às 12h, em ação com jovens e servidores do local.

 Já na quinta-feira, 6, a ação também será voltada ao público jovem, no cursinho Alternativo, onde a equipe levará atividades diversas, como a “Caixa das Sensações”, dinâmicas de grupo, painéis, mesa e mandala da prevenção, oficina de preservativo e vídeos. A banda Chá de Lua também estará presente no evento, que será das 18h30 às 21h. 

Nas unidades básicas de saúde, onde os testes já são realizados, haverá uma intensificação durante a campanha e orientações nas salas de espera. Nas UBS, os testes rápidos e os convencionais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. O Programa Fique Sabendo, realizado nas unidades, inclui o pré-aconselhamento, a coleta do exame e o pós-aconselhamento. 

Os insumos de prevenção, como as camisinhas, também estão disponíveis nas unidades de saúde. Qualquer pessoa pode retirá-las sem a necessidade de identificação. Também não há limite. 

Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis 

Além das unidades básicas de saúde, Rio Preto conta com um local exclusivo para a prevenção, diagnóstico e tratamento das IST/AIS: o Complexo de Doenças Crônicas Transmissíveis. No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a população pode realizar ambos os testes e iniciar o tratamento, em caso de resultado positivo.

Os pacientes são acompanhados pela equipe composta por enfermeiros e médicos infectologistas e, no caso do diagnóstico de HIV/AIDS, são tratados com medicamentos antirretrovirais que impedem a multiplicação do vírus no organismo. “O uso regular dos antirretrovirais é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas”, afirma a gerente do Programa de DST/AIDS, Maria Amélia Zanon Rocha.

Atualmente, o CTA também trabalha com a PrEP – Profilaxia Pré-Exposição – estratégia de prevenção implementada para pessoas não infectadas pelo vírus e com histórico de vulnerabilidade a doenças como ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis – e com a PEP – Profilaxia Pós-Exposição – que consiste no uso de medicamentos antirretrovirais após possível contato com o vírus HIV em situações como: violência sexual, relação sexual desprotegida (sem o uso de camisinha ou com rompimento da camisinha) e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou em contato direto com material biológico).

O CTA funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Os atendimentos são gratuitos.

Fonte: SMCS

Deixe um comentário