Foto: Divulgação
Da Redação
Com intensa programação cultural gratuita para todos os públicos, começa nesta quarta-feira (6/2) e segue até domingo (10/2), em São José do Rio Preto/SP, a MOSTRA CÊNICA RESISTÊNCIAS. Em sua terceira edição, o evento une arte e resistência, oferecendo 24 apresentações de teatro, dança, performance e artes integradas em oito pontos da cidade, além de nove ações formativas e um bar cultural que será palco de 13 shows musicais.
O Teatro do Sesc receberá o espetáculo de abertura, o premiado “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin, de Natal (RN), às 20h, com retirada de ingressos meia hora antes. Grupo de teatro pautado pela pesquisa de temas que possam colaborar para a discussão das grandes questões sociais, com “A Invenção do Nordeste”, o Carmin trata, de modo leve e crítico, da construção histórica da imagem estereotipada do Nordeste e do (a) nordestino (a). A peça é inspirada no livro homônimo do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr, e nasceu a partir de inquietações da atriz Quitéria Kelly, que faz sua estreia na direção, diante de uma série de reações xenófobas contra os nordestinos durante as eleições presidenciais de 2014.
O espetáculo venceu a categoria Melhor Espetáculo do Prêmio Cesgranrio de Teatro e do Prêmio Cenym. Além disso, concorre ao Prêmio Shell de 2018 em duas categorias, Autoria e Direção, e ao Prêmio Botequim Cultural, em Melhor Espetáculo, Direção e Dramaturgia.
Assim como na segunda edição, realizada em 2017, a RESISTÊNCIA será o tema mobilizador da MOSTRA CÊNICA – seja através das temáticas e estéticas das obras apresentadas; seja pelos meios de existência e manutenção dos artistas, grupos e coletivos, bem como suas formas de criação, produção e difusão e seus posicionamentos diante das urgências da sociedade.
Fabiano Amigucci, ator da Cia. Cênica e um dos organizadores, considera que a arte e a resistência estão interligadas, especialmente no teatro, e isso se reflete na programação da mostra. “Muitos espetáculos discutem questões urgentes da sociedade e, além disso, a resistência vai além das obras em si, está presente no próprio processo de criação e no posicionamento do artista diante do mundo. A resistência é o que move a arte”, diz ele, que fez parte da curadoria.
“Pensar uma mostra como essa já é resistir, e todo o tecer deste projeto se faz com resistências e por pessoas, grupos e instituições que resistem”, pontua a atriz e bailarina Andrea Capelli, que integrou a curadoria ao lado de Amigucci e de Fagner Rodrigues, diretor da Cia. Cênica e também um dos organizadores.
Além do Teatro do Sesc, a MOSTRA CÊNICA vai ocupar os seguintes locais: Cursinho Alternativo, Instituto As Valquírias, Ocupação Vila Itália, Praça das Rosas, Praça Dom José Marcondes, Sede Cênica e Terminal Rodoviário. Os ingressos para as apresentações em locais com lugares limitados (caso do Palco do Cursinho Alternativo e Sede Cênica) devem ser retirados 1h30 antes. Em espaços alternativos e áreas públicas (Arena do Cursinho Alternativo, Instituto As Valquírias, Ocupação Vila Itália, Praça das Rosas, Praça Dom José Marcondes e Terminal Rodoviário), não será necessário retirar ingressos.
Outras três apresentações vão marcar o primeiro dia da Mostra, nesta quarta. Às 17h, a Praça Dom José Marcondes vai receber o espetáculo “Imprudências Poéticas”, da Cia. dos Pés (São José do Rio Preto/SP), inspirado na obra do escritor moçambicano Mia Couto. O trabalho é uma interferência poética, em que a dança serve de palavras para questionar muros construídos em função de medos criados pelo ser humano.
Às 21h, no Cursinho Alternativo, o público poderá conferir a videoinstalação “Abismo”, de Jef Telles/Agrupamento Núcleo 2 (São José do Rio Preto/SP), obra de cinema expandido que interage com o espectador por meio de um mecanismo interativo. No mesmo local, às 22h, a jovem Cia. Quadro Negro (Ribeirão Preto/SP) apresentará “Húmus: Corpos Invisíveis”. O trabalho aborda de forma didática como se estrutura o racismo na sociedade brasileira. O texto é uma criação coletiva, em que os artistas enfocam temas e fragmentos da própria resistência cotidiana.
O Alternativo também será palco do bar cultural do evento, que funcionará como ponto de encontro e diariamente contará com programação musical, a partir das 23h, aberto ao público e sem necessidade de retirar ingressos. Nesta quarta, quem se apresenta é o trio JEZ (formado por Jaqueline Cardoso, Elis Ribeiro e Zu Laiê), com o show “Elas Cantam Elas”. Depois, entra em cena Jeff Santanielo, com o projeto Fake MixTape, apresentando a playlist Saravenses.
A realização da MOSTRA CÊNICA RESISTÊNCIAS é da Cia. Cênica (companhia teatral fundada em 2007 em São José do Rio Preto) e do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura, ligada ao Ministério da Cidadania. O patrocínio é da Usina Santa Isabel S/A e da Hy-Line do Brasil, por meio da Lei Rouanet. O evento tem apoio do Sesc Rio Preto, Cursinho Alternativo, Prefeitura de Rio Preto e Mindy Comunicação, e parceria do Programa de Ação Cultural – ProAC Editais e do Prêmio Nelson Seixas.
Atividades formativas
As atividades formativas vão promover a aproximação e provocar reflexões entre público, artistas, pesquisadores, companhias e coletivos, com ações como oficinas, lançamento de livro, diálogos públicos, debates, entre outras.
A oficina Sistema de Som e Live P.A. vai abrir a programação de formativas, nesta quarta, às 13h, no Alternativo. A atividade é proporcionada pelo Festival Fluxxo, evento itinerante de música independente que em São José do Rio Preto acontece dentro da programação da MOSTRA CÊNICA. São 20 vagas e as inscrições pelo linkhttps://fluxxo.cc/Oficina-Sistema-de-Som-e-Live-P-A.
As demais formativas não necessitam de inscrição antecipada. Na quarta, também acontece o primeiro encontro do Painel Crítico, em que os participantes vão produzir exercícios críticos sobre os espetáculos, disponibilizados emhttp://ciacenica.com.br/sit/mostracenicaresistencias/ e em versão impressa no Cursinho Alternativo.
Para conferir mais informações sobre a MOSTRA CÊNICA RESISTÊNCIAS, basta acessar o http://ciacenica.com.br/sit/mostracenicaresistencias/.
Confira abaixo a programação completa da MOSTRA CÊNICA RESISTÊNCIAS 2019.
APRESENTAÇÕES:
Dia 6, quarta-feira
Imprudências Poéticas – Cia. dos Pés (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
Com a licença poética de Mia Couto, “Imprudências Poéticas” invade o horizonte da construção urbana e com uma dança poema pausa o conturbado espaço de concreto. O trabalho é uma interferência poética, em que a dança serve de palavras para questionar os tantos muros construídos em função dos medos também criados por nós.
Ficha Técnica:
Elenco: Mariane Cerilo e Daniel Neves
Concepção original: Kesler Jamal Contiero
Roteiro e direção: Angélica Zignani
Trilha sonora: Marcelo de Castro
Iluminação: Fuad Jammal Neto
Foto: Bruno Camargo
Link para vídeo/teaser:
https://www.youtube.com/watch?v=rzZWbvkW78c&feature=youtu.be
Serviço:
Classificação indicativa: livre
Duração: 50 minutos
17h. Praça Dom José Marcondes. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
Espetáculo de abertura
A Invenção do Nordeste – Grupo Carmin (Natal/RN)
Sinopse:
Um diretor é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as 7 semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples. O espetáculo é uma obra de auto-ficção baseada no livro homônimo do Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr. Dirigida por Quitéria Kelly, com dramaturgia de Henrique Fontes e Pablo Capistrano.
Ficha técnica:
Espetáculo inspirado na obra homônima do Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque Jr.
Elenco: Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros
Direção e figurino: Quitéria Kelly
Assistência de direção, dramaturgia audiovisual e desenho de luz: Pedro Fiuza
Consultoria histórica e de roteiro: Durval Muniz de Albuquerque Jr.
Direção de arte e cenografia: Mathieu Duvignaud
Dramaturgia: Henrique Fontes e Pablo Capistrano
Preparação corporal: Ana Claudia Albano Viana
Preparação vocal: Gilmar Bedaque
Produção executiva: Mariana Hardi
Trilha original: Gabriel Souto / Toni Gregório
Design gráfico: Teo Viana
Xilogravura: Erick Lima
Costureira: Kátia Dantas
Cenotécnico: Irapuã Junior
Edição de vídeo: Juliano Barreto
Locução: Daniele Avila Small
Assistência técnica: Anderson Galdino
Link para vídeo/teaser: https://vimeo.com/278370692
Serviço:
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 60 minutos
20h. Teatro do Sesc. Grátis. Retirada de ingressos no local a partir das 19h30.
Abismo – Jef Telles/Agrupamento Núcleo 2 (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
“Abismo” é uma obra de cinema expandido que interage com o espectador por meio de um mecanismo interativo. Utilizando uma narrativa audiovisual, aliada a um fone de ouvido binaural, o público acompanha a história através de suas próprias escolhas.
Ficha técnica:
Uma obra de Jef Telles com produção de Daniela Honório
Link para fotos:
https://drive.google.com/open?id=1q7d4aqqvLSB1k83njZZIGJmn0-Up9MzN
Serviço:
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 240 minutos (sessões individuais de 15 minutos)
21h. Cursinho Alternativo – Arena. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
Húmus: Corpos Invisíveis – Cia. Quadro Negro (Ribeirão Preto/SP)
Sinopse:
Para alguns corpos, a invisibilidade não é uma escolha, e sim uma predestinação social – tornando-os, dessa forma, apenas terra negra. Por meio de uma linguagem fragmentada e violências cotidianas, falamos sobre ser preto em uma sociedade racista. São vozes silenciadas unidas por um manifesto cênico potente em dor e poética, e que desta vez vão falar e serão ouvidas.
Ficha técnica:
Direção: Washington de Paula
Elenco: Camila Telles, Denis Cardoso, Fernando Almeida, Lorena Ramos, Precy Anne e Romã Andrade
Preparação vocal: Janaína Oliveira e Precy Anne
Preparação corporal: Thiago Leal
Sonoplastia: Giovanni Alves
Iluminação: Michel Mika Masson
Figurinos: Eduardo Fernandes
Link para vídeo/teaser:
https://www.youtube.com/watch?v=8X4_VJCaXSc&feature=youtu.be
Serviço:
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 50 minutos
22h. Cursinho Alternativo – Palco. Grátis. Retirada de ingressos no local a partir das 20h30.
Dia 7, quinta-feira
Feira de Teatro Lambe-Lambe – Teatro de Caixeiros (Ribeirão Preto/SP)
Sinopse:
A Feira de Teatro Lambe-lambe é um projeto coletivo de apresentação simultânea de diversas caixas lambe-lambe. Foi idealizada como um ponto de encontro dos integrantes do coletivo Teatro de Caixeiros, que realizam uma intervenção onde são apresentadas suas caixas e respectivas histórias em miniatura.
Ficha técnica:
Atores manipuladores: César Mazari, Daiane Baungartner, Flávio Racy, Kerem Apuk, Marcos Melo, Mariana Cazula, Michelle Maria e Ton Pereira
Assistência: Daniele Alana
Orientação: Flávio Racy e Michelle Maria
Direção geral: Flávio Racy
Concepção: Teatro de Caixeiros
Apoio: Cia. A DitaCuja
Link para vídeo/teaser: https://www.youtube.com/watch?v=9uJP-uG3WCM&t=95s
Serviço:
Classificação indicativa: livre
Duração: 120 minutos (apresentações simultâneas de cinco mini-espetáculos com cerca de 3 minutos de duração, para uma pessoa por vez).
11h às 13h. Terminal Rodoviário Laudo Natel. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
Alice&Baltazar ou Indevassável – Homero Ferreira (São José do Rio Preto/SP – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse:
Alice teve sua vida revirada quando foi despejada do apartamento de Baltazar e ele não imagina o que ela planejou para chamar sua atenção. A janela, a avenida do samba, o carnaval e os 40m² do lugar desse encontro grotesco.
Ficha técnica:
Texto e direção: Homero Ferreira
Orientação: Carmem Gadelha
Co-orientação: Gabriela Lírio
Elenco: Jasmin Sánchez, Lucas Garbois, Rodrigo Andrade
Iluminação: Carolina Cruz
Cenografia: Jefferson de Santi
Figurino: Bruna Araújo, Julyanna Dias, Karol Pereira e Luana Amâncio
Produção: Karla Gabriela
Preparação corporal: Hugo Leiva
Orientação de preparação corporal: Lígia Tourinho
Link para fotos:
https://drive.google.com/open?id=1uY_qZ_aF7OcnlMpbSMzcacNeOyXpcuuN
Serviço:
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 55 minutos
19h e 21h. Sede Cênica. Grátis. Retirada de ingressos no local 1h30 antes de cada sessão.
Em Trânsito – Cia. Território da Dança (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
O espetáculo “Em Trânsito” desenha, através da expressão e consciência corporal, o cotidiano no espaço urbano tal qual a relação e percepção dos passantes desse ambiente, na busca da individualidade através do seu próprio eu.
Ficha técnica:
Coreógrafa e diretora: Cassia Heleno
Bailarinos: Amanda Rocha, Bianca Alves, Cristina Martins, Ester Carvalho, Gabriela Bressan, Jéssica Paladino, Mari Bressan, Richard Dumont, Suria Amanda e Yndy Júnior
Luz e fotografia: Gael Camilo
Link para fotos:
https://drive.google.com/open?id=1nluSl-vAj7WvgPP3x4fgYg3qqg-9sh7z
Serviço:
Classificação indicativa: livre
Duração: 55 minutos
20h30. Cursinho Alternativo – Arena. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
Para Não Morrer – Espaço Cênico (Curitiba/PR)
Sinopse:
Com temáticas femininas e feministas atreladas a questões políticas, especialmente da América Latina, a obra traz para a cena histórias verídicas da luta de mulheres, de ontem e de hoje. A atriz/narradora se apresenta com uma limitação física, mas insiste em falar e dá voz a muitas outras e traz à memória grandes feitos de perseverança contra a opressão. Para não morrer é corpo presente. Contragolpe. Exercício de Resistência.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Francisco Mallmann (a partir da obra de Eduardo Galeano)
Criação e Atuação: Nena Inoue
Parceria de criação: Babaya Morais
Iluminação: Beto Bruel
Figurinos e adereços: Carmen Jorge
Cenário: Ruy Almeida
Técnico operador e assistente de produção: Vinicius Sant
Vídeos: Alan Raffo e Igor Marotti
Arte gráfica: Martin Castro
Fotografia: Elenize Dezgeniski, Lidia Ueta, Marcelo Almeida
Direção de produção: Nena Inoue
Realização: Espaço Cênico
Link para vídeo/teaser:
https://www.youtube.com/watch?v=h-bkz-pQe8w&feature=youtu.be
Serviço:
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 60 minutos
21h30. Cursinho Alternativo – Palco. Grátis. Retirada de ingressos no local a partir das 20h.
Dia 8, sexta-feira
Expresso Caracol – Cia. dos Pés (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
Um teatro ambulante, que carrega a beleza da dança clássica e a magia do circo. O Expresso Caracol monta o palco e traz a poesia e o riso para um passeio. Artistas que carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada. Um encontro divertido com obras clássicas.
Ficha técnica:
Concepção original e cenografia: Kesler Jamal Contiero
Dramaturgia e direção: Angélica Zignani
Elenco: Daniel Neves e Mariane Cerilo
Preparação de Elenco: Ana Luísa Cardoso
Trilha sonora original: Cia. dos Pés
Produção: Cia. dos Pés
Link para vídeo/teaser:
https://www.youtube.com/watch?v=2qe-BmOhPeE
Serviço:
Classificação indicativa: livre
Duração: 50 minutos
15h. Instituto As Valquírias. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
Alice&Baltazar ou Indevassável – Homero Ferreira (São José do Rio Preto/SP – Rio de Janeiro/RJ)
Sinopse:
Alice teve sua vida revirada quando foi despejada do apartamento de Baltazar e ele não imagina o que ela planejou para chamar sua atenção. A janela, a avenida do samba, o carnaval e os 40m² do lugar desse encontro grotesco.
Ficha técnica:
Texto e direção: Homero Ferreira
Orientação: Carmem Gadelha
Co-orientação: Gabriela Lírio
Elenco: Jasmin Sánchez, Lucas Garbois, Rodrigo Andrade
Iluminação: Carolina Cruz
Cenografia: Jefferson de Santi
Figurino: Bruna Araújo, Julyanna Dias, Karol Pereira e Luana Amâncio
Produção: Karla Gabriela
Preparação corporal: Hugo Leiva
Orientação de preparação corporal: Lígia Tourinho
Link para fotos:
https://drive.google.com/open?id=1uY_qZ_aF7OcnlMpbSMzcacNeOyXpcuuN
Serviço:
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 55 minutos
19h e 21h. Sede Cênica. Grátis. Retirada de ingressos no local 1h30 antes de cada sessão.
Romeu e Julieta – Cia. Talagadá (Itapira/SP)
Sinopse:
Em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, instalações, assemblagens, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, cujo fim trágico é de conhecimento de todos, porém, as metáforas dos fatos que antecedem seu desfecho podem ser uma grande surpresa.
Ficha técnica:
Texto: Adaptação da obra de William Shakespeare
Direção: Valner Cintra
Trilha sonora original: Luís Giovelli
Elenco: Danilo Lopes, Leonardo Alves (músico), Luan Freitas (músico), João Bozzi e Valner Cintra
Cenografia e figurino: Valner Cintra
Confecção de cenografia e adereços: Cia. Talagadá
Produção: João Bozzi
Link para fotos:
https://drive.google.com/open?id=1A-6AbaJW4mMDNXf0jZAKPalfVqPgxv20
Serviço:
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
20h30. Cursinho Alternativo – Arena. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
A Fé Que Acostumou a Falhar – Núcleo Arcênico de Criações (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
O Núcleo Arcênico de Criações propõe, neste novo trabalho, investigar os caminhos que a palavra “fé” nos abre. Desde seu espectro renovador de alento e resiliência, até as trincheiras do extremismo e da violência contra as divergências e as minorias. Desta forma, falar de fé mostrou-se uma berlinda contemporânea. Afinal, entre a inércia pacífica e o combate ao extremismo violento, a medida é incerta.
Ficha técnica:
Ideia original e direção: Alexandre Manchini Jr.
Assessoria de direção: Jorge Vermelho
Assessoria de coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni
Coreografia: Núcleo Arcênico de Criações (criação coletiva)
Dramaturgismo: Homero Ferreira e Alexandre Manchini jr.
Elenco: Alexandre Manchini Jr., Malu Oliveira e Vinícius Francês
Desenho de luz: Luis Fernando Lopes
Desenho de som: Roger Valença
Operação de som e Cenotecnia: Larissa Macena
Cenografia: Jorge Vermelho
Desenho de figurino: Clarissa Maria e Alexandre Manchini Jr.
Design gráfico: Juny kp!
Preparação corporal: Vinícius Francês
Produção executiva: Nathalia Paschoalli
Realização: Núcleo Arcênico de Criações e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo
Links para vídeo/teaser: https://vimeo.com/311523709
Serviço:
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 55 minutos
21h30. Cursinho Alternativo – Palco. Grátis. Retirada de ingressos no local a partir das 20h.
De Que Lado Você Fica? – Juliana Carolina (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
Nos fechamos em bolhas sociais, discriminamos e incitamos o ódio a quem pensa ou é diferente de nós, colocamos nossos pensamentos como verdades absolutas, julgamos saber o que é melhor e mais correto. E, em meio a tudo isso, até que ponto estamos realmente levando em consideração e pensando no bem do próximo? Qual efeito sua opinião pode causar quando você decide de que lado fica?
Ficha técnica:
Idealizadora, produtora, performer: Juliana Carolina
Assistente de produção: Sueli Hernandez
Assistente de produção e operação de luz: Ester Carvalho
Link para vídeo/teaser: https://vimeo.com/310987454
Serviço:
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 30 minutos
22h30. Cursinho Alternativo – Bar. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
Dia 9, sábado
Auto da Paixão e da Alegria – Cia. Espelunca de Teatro (São Carlos/SP)
Sinopse:
Nesta comédia popular, cinco saltimbancos narram a história da passagem de Cristo na Terra. Acompanhado de música ao vivo, o espetáculo revela uma Jerusalém brasileira na qual o sagrado e o profano são celebrados juntos para investigar na fé e no riso um caminho para a reinvenção do mundo.
Ficha técnica:
Direção: Mateus Marcello
Orientação cênica: Flávia Bertinelli
Orientação musical: Everton Gennari
Produção: Rossana De Marchi
Elenco: Alex Suraty, Elaine Dantas, Guilherme Souza, Mateus Marcello e Vanessa C. Verdini
Dramaturgia musical: Alex Suraty
Iluminação: Raquel Baes
Figurino: Vanessa C. Verdini
Link para fotos:
https://drive.google.com/drive/folders/1-5J6hHyBTOMCwOm_fZnjiqy4nsoK3W6_
Serviço:
Classificação indicativa: livre
Duração: 60 minutos
17h. Praça das Rosas. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
Bartleby – Cia. Bardos de Teatro (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
Herman Melville constrói o território absurdo e emblemático de um escrivão. “Bartleby” tem sua trajetória narrada por um advogado, que diante do posicionamento resistente do funcionário vê seu sistema de poder abalado. A célebre frase “Prefiro não”, referida pelo escrivão contra as imposições de seu superior, causou espanto no círculo literário de sua época e atravessa os tempos descortinando as relações humanas e provocando reflexões filosóficas e anti-imperialistas. O conflito estabelecido entre Bartleby e o advogado revela um ambiente de tensão e humor sofisticado, despertando no espectador um olhar dialético frente à ordem estabelecida e ao racionalismo exacerbado. Bartleby – O escrivão é o representante de uma nova ordem democrática que decompõe os velhos costumes, preferindo um novo estado de liberdade.
Ficha técnica:
Realização: Cia. Bardos de Teatro
Elenco: Eduardo Oliveira, Gustavo Guerreiro, Márcio Amantea e Zé Tomaz
Direção: Linaldo Telles
Cenografia: Linaldo Telles e Eduardo Oliveira
Figurinos: Ivani Cardoso e Linaldo Telles
Maquiagem: Clarissa Freitas
Iluminação: Tiago Mariusso
Produção executiva: Márcio Amantea
Autor: Herman Melville
Link para vídeo/teaser:
https://www.youtube.com/watch?v=ysAcG5hsTaA&feature=youtu.be
Serviço:
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 70 minutos
19h. Sede Cênica. Grátis. Retirada de ingressos no local a partir das 17h30.
Vereda da Salvação – Núcleo de Formação Cênica (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
“Vereda da Salvação” é uma incursão cênica na obra de Jorge Andrade. O texto, escrito em meados de 1960, inspirado em um fato verídico ocorrido em 1955 no município de Malacacheta, Minas Gerais, trata de uma comunidade de trabalhadores rurais que, em sua busca por condições de vida minimamente dignas, mergulha no misticismo exacerbado de uma nova crença religiosa que a levará ao caminho da libertação. O espetáculo é resultado de pesquisas do Núcleo de Formação Cênica sobre o realismo poético de Jorge Andrade e sobre os aspectos fundamentalmente coletivos e sociais desta obra.
Ficha técnica:
Texto: Jorge Andrade
Direção: Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues
Assistente de Direção: Simone Moerdaui
Direção Musical: Everton Gennari
Elenco: Ângelo Augusto, Christina Martins, Daiane Souza, Deivison Miranda, Esmeraldina Reis, Ester Carvalho, Giovana de Paula, Jaqueline Bisca, Jessica Paladino, Juliana Carolina, Marina Rico, Nathalia Navarro, Pietra Borges, Sofia Mitsuyuki, Suria Amanda e Vladmir Coelho
Introdução ao universo de Jorge Andrade: Eduardo Catanozi
Figurinos: Adbailson Cuba
Cenário: Léo Bauab
Iluminação: Fabiano Amigucci e Fagner Rodrigues
Técnica: Gael Camillo
Composições inéditas: Fagner Rodrigues e Pietra Borges
Produção: Núcleo de Formação Cênica
Orientação Cia. Cênica: Beta Cunha, Cássia Heleno, Elaine Matsumori, Fabiano Amigucci, Fagner Rodrigues, Glauco Garcia e Simone Moerdaui
Orientação Programa de Qualificação em Artes: Luísa Pinti, Everton Gennari e Valéria Lauand
Link para vídeo/teaser: https://www.youtube.com/watch?v=fJs-vTRgq_8
Serviço:
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 60 minutos
20h30. Cursinho Alternativo – Arena. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
As Patacoadas de Cornélio Pires – Grupo Andaime Teatro (Piracicaba/SP)
Sinopse:
O Grupo Andaime volta o olhar para a magnífica obra de Cornélio Pires, genuinamente paulista, enraizada na figura mais representativa e autêntica de nossa cultura popular – o caipira. O processo de criação do grupo evoluiu naturalmente para a ampliação da visão do teatro folclórico, direcionando-o para a identificação de elementos arquetípicos e, como tal, presentes e vibrantes em todos nós, independentemente de regionalismos e peculiaridades.
Ficha técnica:
Elenco: Antonio Chapéu, Márcio Abegão, Bruno Agulhari, Maria Trevisan, Barbosa Neto e Tiago de Luca.
Músicos: Domingos de Salvi e Jonathas Beck
Dramaturgia: texto original de Luiz Carlos Laranjeiras, escrito a partir dos causos e poemas de Cornélio Pires recolhidos pelo elenco do Andaime
Direção musical, trilha sonora e composições: Luiz Carlos Laranjeiras
Músicas, temas e sonoplastia: executada ao vivo por Antônio Chapéu, Jonathas Beck e Domingos de Salvi com a participação do elenco na percussão e cantoria
Adereços e silhuetas: Valtencir Franzol
Animação das sombras e silhuetas: Maria Trevisan
Cenário: Valtencir Franzol e Andaime
Figurino: Pat Maria e Andaime
Maquiagem: Andaime
Caricatura do cartaz: Camilo Riani
Caricatura do programa: Paffaro
Arte final: Fernando Bisan
Fotos: Fábio Mendes
Cenotécnica: Marcenaria da Unimep
Iluminação: Luiz Carlos Laranjeiras, Luiza Vaz e Adriano Pereira
Operadora de luz: Luiza Vaz
Equipe de apoio: Joseane Bigaran e Cristiany Almeida
Direção: Luiz Carlos Laranjeiras
Produtor: Antonio Chapéu e Márcio Abegão
Realização: Andaime Teatro e Associação Cultural Arte
Link para vídeo/teaser:
https://drive.google.com/open?id=1Pj4A0tkOCiVoSgJMSi1aWfN2kJraZRcW
Serviço:
Classificação indicativa: 10 anos
Duração: 75 minutos
21h30. Cursinho Alternativo – Palco. Grátis. Retirada de ingressos no local a partir das 20h.
Carnaval Psicológico – Jef Telles/Agrupamento Núcleo 2 (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
O artista multimídia propõe um passeio imagético e sonoro a partir de outros trabalhos já realizados, explorando a mistura de cores e ódios, sorrisos e texturas impressas no povo brasileiro.
Ficha técnica:
Projeção e imagens de Jef Telles
Link para fotos:
https://drive.google.com/open?id=1PhcRN7cmH6LD8u4L_NIILzskdZ8Xcagd
Serviço:
Classificação indicativa: livre
Duração: 240 minutos (40 minutos em loop)
22h30. Cursinho Alternativo – Bar. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
Dia 10, domingo
Miguilim Mutum – Companhia Azul Celeste (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
“Miguilim Mutum”, espetáculo para todos os públicos, inspirado no universo de Guimarães Rosa revela, aos poucos, a trajetória de um menino rumo ao aprendizado.
Entre morro e morro, Mutum.
Ali, neste lugar quase esquecido, mora Miguilim.
Na tentativa de resgatar sua cachorra Pingo de Ouro, ele se lança na estrada e, protegido por São Miguel Arcanjo, vai descobrindo as delícias e as desventuras do crescer e do aprender.
Nessa travessia, o menino Miguel, apelidado Miguilim, transforma-se interiormente, descobre sua miopia e se abre ao novo.
Ficha técnica:
Dramaturgia: Cintia Alves e Eduardo Bartolomeu
Direção: Jorge Vermelho e Linaldo Telles
Elenco: Henrique Nerys e Luis Andrade
Assessoria de Pesquisa: Alaor Ignácio e Daniela Portella
Direção musical e trilha original: Raphael Pagliuso Neto
Direção de movimento: Vivien Buckup
Cenografia: Jorge Vermelho
Caracterização e pintura de arte cenográfica: FCR Produções Artísticas
Supervisão de pintura de arte: Luis Rossi
Assistência de pintura de arte: Lucas Hernandes
Figurinos, adereços e visagismo: Linaldo Telles
Costureira: Any Cardoso
Elétrica em adereços: Anderson de Matos
Marcenaria: Antonio Perez
Sonoplastia: Jorge Vermelho, Linaldo Telles e Raphael Pagliuso Neto
Gravação, edição e remasterização: André Clínio Produções
Voz em off (mãe): Fabiana Pezzotti
Operação de som e cenotécnica: Tiago Mariusso
Iluminação: Alexandre Manchini Jr. e Jorge Vermelho
Operação de luz e coordenação técnica: Alexandre Manchini Jr.
Criação de videocenografia: Bruno Medeiros
Operação de vídeo: Lucas Hernandes
Criação gráfica: Marcus Fabrizio
Produção: Henrique Nerys e Lucas Hernandes
Coordenação de produção: Jorge Vermelho
Link para vídeo/teaser:
https://drive.google.com/open?id=1D9yokMV8osKKhPHSDmeoK9rOiS9YM4Rn
Serviço:
Classificação indicativa: livre
Duração: 65 minutos
17h. Ocupação Vila Itália. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
Águas de Encontrar – Silvia Suzy (São Paulo/SP)
Sinopse:
Ao adentrar um ambiente deslocado no tempo e no espaço, a plateia é convidada através da arte de narrar histórias a uma reflexão sobre o erotismo, sondando os limites da liberdade, e passando pelas opressões que vivemos. Com delicado humor e sutil proximidade, exploramos os desdobramentos do sentir através de elementos como a chuva, a areia o incenso e o fogo.
Ficha técnica:
Criação e interpretação: Silvia Suzy
Adaptação e construção dramatúrgica: Silvia Suzy
Orientação: Antonio Januzelli Janô
Direção de atuação: Alexandre Krug
Cenografia: Biratan Nogueira
Assistente de cenografia e palco: Gustavo Furlan
Figurino: Daniel Infantini
Design de luz: Yuri Cumer
Operador de luz: Gustavo Furlan
Pesquisa sonora e músicas compostas: Silvia Suzy
Preparadora de voz para canto: Andreia Kaiser
Preparação corporal: Letícia Bortoletto
Identidade visual: Fábio Viana
Visagismo: Silvia Suzy
Fotografia: Hemerson Celtic
Link para fotos:
https://drive.google.com/open?id=1fn3SnLG94jkllwkl3G7pfLCzTvUX3ypD
Serviço:
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 55 minutos
19h. Sede Cênica. Grátis. Retirada de ingressos no local a partir das 17h30.
Curra – Temperos Sobre Medéia – Contadores de Mentira (Suzano/SP)
Sinopse:
“Curra – Temperos Sobre Medéia” é uma celebração afro sobre o mito clássico. Um terreiro, uma arena, um banquete… Bebida, comida, pés descalços para celebrar o efêmero. Este espetáculo faz parte de um caminho antropológico iniciado em 1995 pelo grupo Contadores de Mentira. É baseado nas tradições do corpo encontrado nos ritos profanos, nos brincantes populares e, nas tradições do candomblé e mitos Orixás da Cultura Afro Brasileira.
Ficha técnica:
Direção e dramaturgia: Cleiton Pereira
Criação musical e música ao vivo: Michael Meyson
Atuadores: Cleiton Pereira, Daniele Santana, Narany Mireya, Kaique Costa, Pamel Carmo e Samuel Vital
Cozinheira e “Equede”: Soraia Amorim
Iluminação: Matheus Borges
Produção: Cleiton Pereira, Daniele Santana e Matheus Borges
Link para fotos:
https://drive.google.com/open?id=1KJCx8DXMek67aLi4F2H136P0bSqabSh4
Serviço:
Classificação indicativa: 12 anos
Duração: 80 minutos
20h30. Cursinho Alternativo – Palco. Grátis. Retirada de ingressos no local a partir das 19h.
Urbanidades – Corpo/Lentes (São José do Rio Preto/SP)
Sinopse:
Que cidade mora na cidade? O que o trem pensa de nós? O que a trajetória do trem, os espaços arquitetônicos e as movimentações que hão nos corpos da cidade, sejam eles de pessoas, de animais ou de máquinas falam sobre a cidade? Estas e outras questões serão abordadas de forma lúdica e sensível, lançando mão da composição entre as lentes fotográficas e o corpo da dançarina, que interagem na cidade.
Ficha técnica:
Bailarina: Andrea Capelli
Fotografia e vídeos: Jorge Etecheber, Guilherme Di Curzio e Fabio Mouawad Luppi
Seleção e criação de textos: Carolina Capelli
Trilha sonora original: Juliano Parreira e Gustavo Koshikumo
Design gráfico: Renan Saccoman
Link para vídeo/teaser:
https://www.youtube.com/watch?v=MSvrEVLzxzk&feature=youtu.be
Serviço:
Classificação indicativa: livre
Duração: 240 minutos (25 minutos em loop)
22h. Cursinho Alternativo – Bar. Grátis. Não é necessário retirar ingressos.
ATIVIDADES FORMATIVAS:
OFICINA: SISTEMA DE SOM E LIVE P.A.
Com o técnico de áudio, compositor e guitarrista Marcos dos Santos (Santos/SP). Atividade proporcionada pelo Festival Fluxxo dentro da Mostra Cênica Resistências.
Noções básicas de áudio, microfones, mesa de P.A. e monitor, mixagem, equalizadores, compressores / limiters, RTA (analizador de espectro), noise gate / expander, crossovers, amplificadores e caixas acústicas.
Teoria – Dia 6/2, quarta-feira, 13h às 16h30.
Prática – Dia 7/2, quinta-feira, 13h às 16h30.
Cursinho Alternativo.
Inscrições: https://fluxxo.cc/Oficina-Sistema-de-Som-e-Live-P-A
20 vagas. Livre. Grátis.
PAINEL CRÍTICO
Com o ator, diretor, jornalista e pesquisador Rodolfo Lima (São Paulo/SP).
Crítico convidado a provocar a escrita local e o olhar crítico do público para as obras teatrais da programação, Rodolfo Lima irá orientar três pessoas já selecionadas na execução de exercícios críticos diários. As atividades envolvem encontros, visando à construção dos exercícios críticos, e fruição – quando os selecionados assistem aos espetáculos. A ideia é que a partir dessa produção diária, o público acesse os trabalhos assistidos por meio de outros vieses, estimulando novas abordagens e provocando questionamentos.
Será possível acompanhar a produção dos exercícios críticos pelo http://ciacenica.com.br/sit/mostracenica2019/ e no Cursinho Alternativo.
Currículo: Rodolfo Lima é ator, diretor, jornalista e mestre em “Divulgação Científica e Cultural”, pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo – LABJOR/UNICAMP. Como artista, produz obras teatrais vertendo textos literários para a cena. Trabalhando com autores como Caio Fernando Abreu e Marcelino Freire, resultou respectivamente nas obras: “Réquiem para um rapaz triste” e “Bicha Oca”. Atualmente, pesquisa a relação entre gays e o teatro. Escreve resenhas críticas sobre teatro e cinema desde 2006, parte desse material pode ser conferido em seu blog pessoal http://www.ilusoesnasalaescura.wordpress.com.
De 6 a 10/2. Horários definidos entre os participantes.
Inscrições encerradas.
3 vagas. 18 anos. Grátis.
DIÁLOGO PÚBLICO: A QUE RESISTIMOS?
Roda de conversa propondo reflexões sobre arte e resistência em suas várias formas, envolvendo concepções, escolhas e práticas de criação, produção, manutenção, circulação, difusão, organização e protagonismo em políticas públicas. Mediação da atriz e bailarina Andrea Capelli.
Dia 7/2, quinta-feira, 9h30 às 11h.
Terminal Rodoviário Laudo Natel.
Não é necessário fazer inscrição. Livre. Grátis.
DEBATE SOBRE ESPETÁCULO TEATRAL “ALICE&BALTAZAR OU INDEVASSÁVEL”, DE HOMERO FERREIRA
Com Carmem Gadelha (Rio de Janeiro/RJ)
Debate mediado pela professora Carmem Gadelha, orientadora do projeto escrito e dirigido por Homero Ferreira durante sua graduação em Direção Teatral na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). O objetivo da atividade é contextualizar as pretensões da obra e ouvir o público presente.
Dia 7/2, quinta-feira, 22h.
Sede Cênica.
Não é necessário fazer inscrição. Livre. Grátis.
FALA ABERTA: “O BARROCO COMO ASPECTO DO GROTESCO E DO TRÁGICO”
Com Carmem Gadelha (Rio de Janeiro/RJ)
Nessa atividade, Carmem Gadelha aponta questões sobre a cena contemporânea, a partir da indagação sobre modos de comparecimento do trágico. Com Walter Benjamin, os elementos constitutivos da linguagem barroca operam na dinâmica de um mosaico onde cada parte contém a totalidade, numa tensão entre passado e futuro. Essa tensão configura um presente fora de causalidade e cronologia: o que se apresenta são os confins da vida, da civilização, da razão. O louco e o selvagem são personagens recorrentes. Artaud mostra o processo de desmanche de cronologias onde a cena assume feições alegóricas. Daí os aspectos grotescos e trágicos, fazendo tudo transbordar em desmedida e afrouxando os nós da narrativa teatral.
Currículo: Carmem Gadelha é professora do Curso de Direção Teatral e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena – Escola de Comunicação/UFRJ. Autora de “História do teatro brasileiro” (FUNARTE/UFRJ/UERJ, 1996) e de “Corpo, espaço, tempo: indagações sobre poética do teatro” (Rio, Editora Aretê, 2013). Organizou a coletânea de ensaios “Arte: cena crítica” (Rio, Circuito Editora, 2017). É autora de ensaios e artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.
Dia 8/2, sexta-feira, 10h às 11h30.
Cursinho Alternativo.
Não é necessário fazer inscrição. Livre. Grátis.
LANÇAMENTO DO LIVRO “A POESIA DO ATOR – O OFÍCIO E A FORMAÇÃO DO INTÉRPRETE SOB UMA PERSPECTIVA ARISTOTÉLICA”, DE DOUGLAS NOVAIS (CAMPINAS/SP)
Publicada pela Giostri Editora, a obra é fruto de um encontro entre um ator e as obras de Aristóteles, um conjunto de meditações sobre o ofício e a formação do ator. O primeiro capítulo, ao tratar da estrutura do conhecimento segundo Aristóteles, assim como sua relação com a formação do ator, lança bases para o capítulo seguinte, o núcleo da obra, que é a leitura dos principais conceitos da Poética, sob o ponto de vista de um ator: Imitação, Arte, Metáfora, Ação e Catarse. Na última parte, apresenta a síntese e a transcendência desse conteúdo, com meditações e elucubrações sobre temas como a busca por estar na realidade, a presença, a percepção e a intuição do ator, a inspiração e o acaso no ato criativo e a natureza da ação dramática.
Currículo: Natural de Bebedouro e radicado em Campinas, Douglas Novais é doutor em Artes Cênicas pela Unicamp. Ator, diretor, professor de teatro e gestor cultural. É ator e coordenador do grupo Os Geraldos, fundado em 2008. Na docência, passou pelo Conservatório Carlos Gomes (Campinas), Pós-graduação em Gestão Cultural do Senac-SP e Pós-graduação em Teatro, Dança e Produção cultural da Universidade do Sagrado Coração (Bauru-SP). Desde 2013, é assistente de curadoria do Programa de Qualificação em Artes (Projeto Ademar Guerra) do governo do estado de São Paulo.
Dia 8/2, sexta-feira, 20h.
Cursinho Alternativo
Não é necessário fazer inscrição. Livre. Grátis.
OFICINA: A POESIA DO ATOR
Com Douglas Novais (Campinas/SP)
A oficina teórica apresenta os princípios de uma investigação sobre o ofício e a formação do ator, tendo como ponto de partida as obras de Aristóteles. Refletindo sobre a estrutura do conhecimento e seu vínculo com a arte dramática, a oficina aborda a natureza do ato criativo e o percurso que se estabelece entre noções como percepção, experiência, intuição, consciência, técnica, inspiração e acaso, na busca por uma ação poética
Dia 9/2, sábado, 10h às 13h
Cursinho Alternativo
Inscrições meia hora antes no local, por ordem de chegada.
20 vagas. Público-alvo: atores, bailarinos, intérpretes, performers, estudantes e pesquisadores em artes, artistas em geral e interessados a partir de 16 anos. Grátis.
EXIBIÇÃO DO VIDEODOCUMENTÁRIO “O TEATRO DE MEMÓRIA DO GRUPO ANDAIME”, SEGUIDO DO DEBATE “O UNIVERSO CAIPIRA E A TRADIÇÃO ORAL”
Com Antonio Chapéu, do Grupo Andaime (Piracicaba/SP)
A atividade compreende a exibição do vídeo-documentário “O Teatro de Memória do Grupo Andaime” e um debate coordenado por Antonio Chapéu (fundador do grupo), apresentando o processo de criação do coletivo. O documentário aborda o processo de criação da peça “Comovento”, com depoimentos do diretor Francisco Medeiros, do dramaturgo Luís Alberto de Abreu e do cenógrafo e figurinista Márcio Medina. A direção do documentário é de Thiago Altafini e foi produzido pela Urgência Filmes. Apresenta a trajetória do Andaime e o universo de pesquisa do grupo, voltado para a cultura local, na perspectiva de cantar a sua aldeia.
Currículo: Antonio Chapéu é um dos fundadores do grupo Andaime que existe há 33 anos. Coordenou o Setor de Teatro da Universidade Metodista de Piracicaba por 31 anos. É formado em Comunicação Social pela Unimep, com especialização em Arte Educação pela ESALQ/USP. Participou de todas as montagens do Grupo Andaime como ator e/ou diretor. Também é produtor cultural e coordenador do Ponto de Cultura Garapa e da Associação Cultual Arte.
Dia 9/2, sábado, 14h às 16h
Cursinho Alternativo
Não é necessário fazer inscrição. Livre. Grátis.
DIÁLOGO PÚBLICO: RESISTIMOS A QUÊ?
Roda de conversa propondo reflexões sobre arte e resistência em suas várias formas, envolvendo concepções, escolhas e práticas de criação, produção, manutenção, circulação, difusão, organização e protagonismo em políticas públicas. Mediação da atriz e bailarina Andrea Capelli.
Ocupação Vila Itália
Dia 10/2, domingo, 15h30 às 17h
Não é necessário fazer inscrição. Livre. Grátis.
BAR CULTURAL
(Cursinho Alternativo)
Dia 6, quarta-feira
23h – Elas Cantam Elas, com trio JEZ
Formado por Jaqueline Cardoso, Elis Ribeiro e Zu Laiê, o JEZ apresenta o show “Elas Cantam Elas”, uma imersão no universo feminino da composição, interpretação e execução musical.
Ficha técnica: Elis Ribeiro (vocais, violão e saxofone), Jaqueline Cardoso (vocais, violão e bateria), Zu Laiê (voz e percussão) e Clara Tremura (produção)
Link para vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=yxMA_V-tc1M&feature=youtu.be
0h – Fake MixTape: Saravenses, com Jeff Santanielo
Fake Mixtape não é um DJ Set. Trata-se de uma série de playlists temáticas guiadas pela ampla memória rebolativa brasileira, elaboradas para animar rolos & rolês. O repertório é rearranjado em tempo real e, utilizando o Spotify, o público pode colaborar sugerindo músicas, adicionando sua sugestão nas playlists colaborativas de cada noite, já disponíveis no serviço de streaming.
Na noite “Saravenses”, mandingas discretas para o cidadão de bem.
Link para a playlist: http://bit.ly/saravenses
Dia 7, quinta-feira
23h – Psicodelia Nordestina, com Coração Selvagem
Munida de seus instrumentos e vozes elétricas, a banda Coração Selvagem dá luz ao show “Psicodelia Nordestina”, transitando entre as ricas canções daquela região.
Ficha técnica: Filipe Murbak (bateria), Mateus Mendonça (contrabaixo), Diego Guirado (guitarra e voz) e João Pedro Liossi (violão e voz).
0h – Festival Fluxxo, com as bandas Judas no Deserto (Santana de Parnaíba), Obinrin Trio (São Paulo), Suco de Lúcuma (São Paulo) e Sujeito Coletivo (São Paulo) e a rapper Meire D’Origem (São José dos Campos).
Festival de música independente e itinerante que busca proporcionar a bandas e artistas do estado de São Paulo uma experiência de circulação estadual, com apresentações e capacitações. Cada participante fará uma apresentação de 30 minutos.
Dia 8, sexta-feira
23h – Griots África Brasil
A banda Griots África Brasil faz nesse show um passeio pelo reggae, rap e funk e apresenta músicas autorais que contam a história dos negros, das lutas e dos movimentos sociais.
Ficha técnica: Taroba (voz), Tainá Maia (guitarra e voz), Lalas (baixo) e Dé (bateria). Participação especial: Bellá.
0h – Fake MixTape: Calada a Noite Preta, com Jeff Santanielo
Pacotão anos 90 com direito a temas de novelas, 7 Melhores da Jovem Pan, Axé Bahia 97 e, é claro, MOLEJO.
Link para a playlist: http://bit.ly/caladanoitepreta
Dia 9, sábado
23h – Dona Encrenca
À frente da banda Dona Encrenca, a artista Jaqueline Cardoso interpreta nesse show releituras de clássicos da música baiana em uma linguagem atual, misturados a grandes sucessos dos dias de hoje. É o saudoso Axé 90 repaginado.
Ficha técnica: Jaqueline Cardoso (voz e direção musical), Kauê Rocha (percussão e direção musical), Bruce Lima (guitarra e direção musical), Gilberto Gubolin (baixo), Luis Fernando (bateria), Alla Cabral (timbal), Mauricio Zacarias (saxofone e teclado) e Clara Tremura (produção).
0h – Fake MixTape: FUNK como NO LE GUSTA, com Jeff Santanielo
Funk carioca de A a Z.
Link para a playlist: http://bit.ly/funkcomonolegusta
Dia 10, domingo
22h30 – Zeca Barreto
Neste show, o músico Zeca Barreto apresenta uma seleção de canções autorais bem como as suas principais influências. João Bosco, Baden Powell, Paulinho da Viola e Cartola estão o repertório.
Ficha técnica: Zeca Barreto (voz e violão) e Douglas Sendem (bateria).
Link para vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=2M0rNSNM6Gc
https://www.youtube.com/watch?v=DiSHsa6SOY4
ENDEREÇOS:
Cursinho Alternativo: Av. Nossa Senhora da Paz, 1032 (acesso pela Rua Pedro de Carvalho) – Jd. Alto Alegre
Instituto As Valquírias: Rua Paschoal de Crescenzo, 599 – Vila Mayor
Ocupação Vila Itália: Av. Marginal Fepasa, nº 151 – Vila Itália (referência: prolongamento da Rua Guiomar Assad Calil)
Praça das Rosas: Av. das Hortênsias, altura do nº 180 – Jd. dos Seixas
Praça Dom José Marcondes: Centro
Sede Cênica: Av. das Hortênsias, 263 – Jd. dos Seixas
Sesc Rio Preto: Av. Francisco Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal
Terminal Rodoviário Laudo Natel: R. Pedro Amaral – Centro
Fonte: SESC Rio Preto