Foto: Arquivo Dhoje Interior
Da Redação
Primeiro Centro de Hidratação para tratar dengue abre na segunda-feira
O primeiro Centro de Hidratação de São José do Rio Preto começou a funcionar hoje (18), com serviço exclusivo para tratamento de dengue.
O atendimento será no prédio do Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR), localizado na avenida Domingos Falavina, 1.470, Jardim Marajó (região CEU). Já o Núcleo passa a funcionar no prédio do antigo Ambulatório de Especialidades (ARE), na rua São Paulo, 2.330.
A criação do Centro é uma das estratégias adotadas pelo município para garantir a assistência qualificada a pacientes acometidos pela dengue. A previsão é que o funcionamento seja de aproximadamente três meses, período de intensificação dos casos.
O Centro de Hidratação funcionará diariamente, 24 horas, com instalação de 50 leitos. O atendimento, no entanto, não será direto. Para ser atendido, o munícipe deve passar primeiro por uma unidade básica de saúde, onde será comprovada pela equipe médica a necessidade de transferência para o Centro. A locomoção será feita pela Central de Remoção (SAMU). Caso as UBS e UBSF estejam fechadas, o paciente poderá ir até uma unidade de pronto atendimento (UPA), de onde poderá ser transferido ao Centro de Hidratação. Nos casos de dengue de maior gravidade, o direcionamento será aos hospitais.
É importante que após o atendimento e liberação do Centro, o paciente volte à UBS ou UBSF onde passou pelo atendimento inicial para acompanhamento. O médico indicará o período do retorno. Nas unidades, serão implementados serviços de coleta de hemogramas com resultado mais rápido, a fim de confirmar o diagnóstico.
Também está prevista a implantação de outro Centro de Hidratação na Região Central/Sul, com outros 60 leitos, mas ainda sem previsão de início.
Casos de dengue:
Rio Preto contabiliza 1.252 casos confirmados de dengue e outros 1.955 estão em investigação. Outros 392 já foram descartados. No total, 3.599 casos foram notificados.
Fonte: SMCS