Foto: Ricardo Boni
Da Redação
Com o intuito de evidenciar e divulgar instituições que fazem a diferença em Rio Preto e Região, o Riopreto Shopping Solidário inicia as atividades de 2019 neste fim de semana, hoje (12), amanhã (13) e domingo (14), com o Projeto Educando com Karatê-dô, parte da Organização da Sociedade Civil: União Brasil Karate-Do Shitoryu Kai.
Para o Solidário, o projeto comercializará caixas de doces e chocolates artesanais, além de kits de produtos de limpeza arrecadados pelos alunos e professores. A União Brasil por meio de pesquisas e estudos junto ao seu Departamento de Educação, Tradição e Cultura Marcial busca o resgate da essência e dos princípios morais da arte do Karatê-dô, desmistificando a mídia em geral e as escolas/federações que promovem na atualidade as artes marciais num contexto meramente “esportivo”.
“Nós ensinamos que o Karatê deve ser seguido como filosofia de vida e não como esporte”, diz o mestre a frente do projeto, Ubiratan de Souza.
Ubiratan diz que só no Estado de São Paulo, o projeto atende cerca de 4.500 crianças e atua em cerca de 15 cidades, como: Mirassol, São José do Rio Preto, Jaci, Neves Paulista, Bálsamo, Monte Aprazível, entre outras.
Em São José do Rio Preto o Projeto Educando com o Karatê-dô oferece aulas nas escolas Arlindo dos Santos, ECO – Escola de Competência do Deputado Rollemberg, Núcleo Santa Clara, localizado na zona norte e no Parque Ecológico Joaquim Ribeiro.
“Na cidade, atendemos cerca de 800 crianças em escolas municipais, junto com a Secretária da Educação, e cerca de 500 crianças em escola particulares, totalizando 1.200”, diz Ubiratan.
Os professores de Karatê-dô geralmente são alunos formados pelo projeto, que existe há 20 anos.
O Educando com Karatê-dô tem diferentes parceiros em cada cidade que atua, buscando apoiadores no poder publico e poder privado. O Riopreto Shopping Solidário funcionará na sexta e no sábado, das 10h00 às 22h00 e no domingos, das 14h00 às 20h00.
Fonte: BoniPeixe Comunicação