Foto: SMCS
Da Redação
Os novos membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) realizaram, nesta sexta-feira (12) a eleição da diretoria, logo após a cerimônia de posse, na Secretaria de Educação. Como presidente do conselho foi eleito Odair Araújo da Silva, representante de entidade de trabalhadores da Educação. Para a vice-presidência foi escolhida Maria Isabel Gomes de Araújo Santos, representante de pais de alunos.
O mandato dos novos integrantes do CAE tem duração de quatro anos. O conselho acompanha e fiscaliza o cumprimento dos princípios e diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Como consequência, o grupo zela pela qualidade dos alimentos e cardápios oferecidos nas escolas da rede municipal de ensino e instituições parceiras.
Ter um conselho ativo e atuante é um dos critérios para que o município receba os recursos do PNAE. Para 2019, é previsto que Rio Preto receba mais R$ 5,5 milhões do programa, podendo chegar a quase R$ 6 milhões. O programa tem o objetivo de oferecer alimentação escolar de qualidade e ações de educação alimentar e nutricional nas escolas públicas.
O Conselho de Alimentação Escolar é composto por 14 membros, sete deles titulares e sete suplentes, representando o Poder Executivo, as entidades de trabalhadores da Educação e de estudantes, pais de alunos e entidades civis.
O CAE realiza visitas às escolas e reuniões mensais. Entre as próximas atividades programadas estão a elaboração do plano de ação para 2019 e capacitação para os membros do conselho.
Conselho de Alimentação Escolar – Membros
• Representantes do poder Executivo:
Titular: Ana Beatriz Frata Bronca
Suplente: Eliana Aparecida Najem Racaneli
• Representantes das entidades de trabalhadores da Educação e de discentes:
Titulares: Odair Araújo da Silva (presidente) e José Divino da Silva
Suplentes: Celso Aparecido de Cerqueira Barreiro e Vera Lúcia Amorim
• Representantes de pais de alunos:
Titulares: Maria Isabel Gomes de Araújo Santos (vice-presidente) e Daniel Cardoso Martins
Suplentes: Ariovaldo Soriano de Castro e Rubens Caruso Neto
• Representantes das entidades civis:
Titulares: Andréia Aparecida Domingues Torres e Simone Cristina Alfredo Camilo
Suplentes: Cleuza Maria Idalgo Ferreira Abib e Fabiane Lourensato Garcia
Fonte: SMCS