Foto: SMCS
Da Redação
O complexo viário Mirassolândia/Domingos Falavina, que irá beneficiar milhares de moradores e comerciantes de São José do Rio Preto, já está com 65% das obras concluídas.
Nesta segunda-feira (15), foram içadas mais 19 vigas de concreto que fazem a sustentação do complexo. Ao todo, desde que a obra teve início, já foram içadas 42 vigas, faltando apenas 15 para a conclusão dessa etapa. Cada viga pesa 40 toneladas e tem 25 metros de comprimento.
A obra faz parte do Plano de Mobilidade Urbana que contempla as demais obras do sistema, como o viaduto da Avenida João Mesquita, os novos corredores de ônibus, novo terminal urbano e os novos miniterminais.
O conjunto de viadutos vai interligar as vias Capitão Faustino de Almeida, Mirassolândia e Domingos Falavina, com seis alças às vias que dão acesso à região norte. Ele conta ainda com três pontes, projeto de acessibilidade e iluminação ornamental.
A obra foi orçada em R$ 24,8 milhões e utilizará recursos financeiros do Programa Pró-Transporte, Modalidade Pró-Transporte – Setor Público, através de convênio com a Caixa Econômica Federal.
Além de desafogar o trânsito na rotatória da Avenida Ernani Pires Domingues, o viaduto irá facilitar a vida de 100 mil passageiros do transporte público, já que o transporte por ônibus será mais rápido. A previsão é de que a obra seja entregue no início de 2020.
De acordo com o secretário de Obras, Sérgio Issas, a intervenção está avançando dentro do cronograma atualmente trabalham aproximadamente 95 homens.
“Nesta etapa a empresa contratada está executando serviços de microdrenagem das ruas das imediações, pavimentação da alça sobre a avenida Ernani Pires, do lado leste, construindo as guias, sarjetas, fazendo o plantio de grama no talude no córrego Piedade, a execução da terra armada, a conclusão da proteção de talude e das pontes sobre o Córrego Piedade”, explicou o secretário com informações fornecidas pela empresa responsável pela execução da obra.
Ainda de acordo com o secretário, terminada essa etapa será iniciada a execução das lajes, a colocação das últimas vigas e terá início a da iluminação ornamental do viaduto.
A obra teve início após a assinatura da ordem de serviço no gabinete do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, em julho de 2018.
Fonte: SMCS