Foto: Divulgação/Faceres

Da Redação

A comunidade surda de São José do Rio Preto e região terá oportunidade de cuidar da saúde com um atendimento personalizado. Na próxima quarta-feira (24), data em que é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, a Faceres realiza a segunda edição do Dia do Surdo com informações e testes físicos de diabetes. Todos os participantes serão atendidos gratuitamente por meio de Libras, em que poderão tirar dúvidas sobre a doença.

A diabetes também será tema de um bate papo com o professor da Faceres e médico clínico geral e nefrologista, Ronaldo Gonçalves Silva. “Queremos proporcionar à comunidade surda um dia de atenção com a saúde e qualidade de vida”, comenta o professor de libras e um dos organizadores do evento, Thiago Vechiato Vasques.

De acordo com o último Censo do IBGE, mais de 9,7 milhões de pessoas no Brasil possuem algum grau de deficiência auditiva. Desse total, cerca de 2,2 milhões têm deficiência auditiva em situação severa; e, entre estes, 344,2 mil são surdos. O dia 24 de abril foi escolhido como data para o 2º Dia do Surdo porque é a data da publicação da Lei 10.436/02, que trata da Língua Brasileira de Sinais – Libras que é um meio de comunicação e interação social, que abre as portas para oportunidades pessoais e profissionais.

O 2º Dia do Surdo na Faceres é mais uma oportunidade de estreitar a inclusão com a comunidade surda. “A importância da participação desse público no evento se dá a fim de que possa ter acesso gratuito a informações relacionadas à saúde, tanto quanto avaliar a comunicação em LIBRAS dos futuros médicos formados pela Faceres, que já prepara os alunos do curso de medicina para atenderem pacientes surdos”, afirma Vasques.

As atividades serão realizadas no dia 24 de abril às 19 horas no auditório da Faceres. O evento é gratuito.

Fonte: Marcela Pinoti

 

 

Deixe um comentário