Foto: SMCS

Da Redação

A Secretaria de Educação de São José do Rio Preto, promoveu ontem (02) um dia de teatro para cerca de 1,6 mil alunos da rede municipal de ensino. As crianças, na faixa etária de 6 a 9 anos, puderam assistir à peça “Sítio do Pica-Pau Amarelo no Reino das Águas Claras”, no teatro Paulo Moura. Foram realizadas duas sessões do espetáculo, produzido pelo Grupo Lígia Aydar.

Assistiram ao espetáculo alunos de 1º a 3º anos do ensino fundamental de seis escolas municipais: Cyrino Vaz de Lima, Carmen Nelita Anselmo Vetorazzo, Amaury de Assis Ferreira, José Maria Rollemberg, Yolanda Vargas e Joana Casagrande.

Para a maioria das crianças presentes, essa foi a primeira visita a um teatro, como o caso de Samuel Marques Lino de Lima, de 8 anos, estudante da escola Carmen Nelita. “Foi muito bom, bonito e emocionante”, disse, ao fim do espetáculo. Também estava no teatro pela primeira vez o aluno Rafael de Andrade Miranda, 8 anos, estudante da escola Cyrino Vaz de Lima. “Foi legal, gostei de tudo do Reino das Águas Claras”, conta. Da mesma escola veio Viviam Souza da Silva, de 9 anos, que gostou da personagem Emília: “É legal ir ao teatro. Quero ir mais vezes”.

A assistente técnica Leandra Justo Herrera, da Secretaria de Educação, afirma que eventos como esse contribuem para a formação global das crianças. “O acesso a conteúdos culturais é tão importante quanto ao do conteúdo curricular. Esses eventos dão acesso à cultura a crianças que geralmente não têm essa oportunidade em outros contextos e são, também, um meio de mostrar a elas que há maneiras muito ricas de se divertir além dos celulares e dos jogos”, diz. Leandra destaca também a relação do espetáculo com a literatura, já que a peça é uma releitura da obra de Monteiro Lobato.

Desde o início do ano, alunos de 17 escolas municipais de ensino fundamental já tiveram a oportunidade de assistir a peças teatrais, por meio de eventos da rede municipal de ensino. Até agora, cerca de 3,6 mil crianças foram ao teatro por meio desses eventos. 

Fonte: SMCS

Deixe um comentário