Foto: Arquivo Jornal do Trabalhador
Por Sérgio Sampaio
O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) finalizou negociações do Etanol com todas as unidades do setor.
Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, a avalição da diretoria é que as negociações foram difíceis mais ao final teve um consenso que perante a realidade vivida.
O reajuste geral para os pisos foi de 5,07% reposição de 100% do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período, exceção à usina Itajobi (Marapoama) que está passando por recuperação judicial e os trabalhadores aceitaram um percentual de apenas 3% linear.
Ao todo são 15 unidades beneficias com os acordos fechados sendo dividas em 10 grupos econômicos. Sendo que em oito unidades o reajuste acima do piso ficou em 4%¨e em outras seis, o percentual foi o INPC cheio 5,07%.
A base conta com 4.800 trabalhadores do setor Sucroalcooleiro representados pelo Sindalquim.
Acompanhe como ficou cada acordo fechado no quadro abaixo:
Fonte: Sindalquim
O sindicato vai mais um ano confeccionar uma cartilha individual para cada grupo e entregar nas portas das usinas para que os trabalhadores fiquem por dentro de cada uma das cláusulas vigentes até 30 de abril de 2020.
“É importante o trabalhador ler atentamente a cartilha e caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco”, finalizou Alves Filho.