Foto: SMCS

Da Redação

A prefeitura de São José do Rio Preto inaugurou na última sexta-feira (28), o Laboratório Municipal de Patologia Clínica, localizado no Complexo Pró-Saúde localizado na Avenida Philadelpho Manoel Gouveia Neto, 2.030.

O prédio conta com infraestrutura de 1.129,12m2, com recepção para 90 lugares, 14 salas de coletas, sendo 10 para coleta de sangue, incluindo uma infantil, duas para coleta de urina, uma para coleta de espermograma e uma sala com cinco leitos, além das áreas administrativa e analítica.  O investimento para a compra de equipamentos e mobiliários foi de R$446.007,81, com recursos do município.

 Atualmente, a média mensal de oferta de exames de patologia clínica é de 118 mil, realizadas por prestadores de serviço. Com a implantação do Laboratório, a oferta inicial de exames será de 140 mil mensais, ou seja, 22 mil exames a mais por mês, com o mesmo custo. A capacidade instalada do Laboratório, no entanto, é de 200 mil exames mensais, que serão ampliados gradativamente.

 “A média de espera para realizar exames chegava a 89 dias. Fizemos mutirões e com recursos de emendas parlamentares conseguimos fazer mais exames. Hoje essa média é de 15 dias. Com o laboratório, pretendemos fazer a coleta na mesma semana em que os exames forem solicitados”, afirmou o secretário de saúde, Aldenis Borim.

O Laboratório terá funcionamento de 24 horas, para atender as demandas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS). Já a coleta de exames será feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h.

 Entre as vantagens da implantação do serviço próprio de coleta de exames estão: ampliação da oferta, redução do tempo entre solicitação e coleta de exames, evolução tecnológica, fortalecimento da assistência da rede de saúde por meio da disponibilização dos resultados por prontuário eletrônico e para o paciente pela internet, agilidade no resultado e economicidade.

Fonte: SMCS

Deixe um comentário