Foto:Divulgação FIT Rio Preto/Amir Hossein Shojaei
Da Redação
No segundo dia do Festival Internacional de Teatro (FIT Rio Preto), duas peças internacionais propõem reflexões provocadoras. Hoje (05) também reserva para o público três montagens nacionais, sendo uma delas da Cena Rio Preto, além de apresentações no Graneleiro, ponto de encontro do Festival.
“Hearing” [Escuta] se passa em dois tempos diferentes na vida de duas mulheres e aborda reflexões sobre a inocência infantil e o olhar para passado. O espetáculo leva o público até um dormitório de meninas, considerado um castelo inatingível. As portas e janelas têm mil tipos de cercas, fechaduras, barreiras, vidros grossos e guardas. Por trás da porta de entrada, um mundo feminino no qual a presença de qualquer homem é proibida. A montagem apresenta o relato de uma garota que conta ter ouvido um homem em um dos quartos do dormitório.A peça é composta por dois atos. Enquanto o primeiro é profundamente realista e expõe a situação de transgressão, o segundo, usando de recursos de vídeo e avançando 15 ou 20 anos no tempo, levanta uma série de perguntas e lida com a culpa, o arrependimento e as consequências da acusação inicial.
Vinda do México, “Por favor cierra la puerta, gracias” [Por favor feche a porta, obrigado] propõe um passeio por Ciudad Juaréz (México), contando algumas de suas histórias e seus fantasmas. A dramaturgia foi construída coletivamente pelos sete atores, que são da cidade localizada na fronteira com os Estados Unidos e estão familiarizados com as lendas urbanas, a cultura das histórias de amor e de violência.
Reunidos para sorver suas existências, etílica e poeticamente falando, cada um deles carrega um pouco de si nos personagens. Dançam, cantam e narram a respeito do que a vida fez com cada um, ou vice-versa, despertando imaginários e anseios em comum. Solidão, melancolia, humor e alguns fantasmas cruzam-se nesses caminhos frustrados e de afetos desprovidos. São histórias daqueles que se foram e dos que ficaram. Daqueles que deram um trago, se entristeceram e ficaram sozinhos. Daqueles de portas abertas e dos que as querem fechar. Daqueles que se perderam no bar e não o querem deixar. Dos que sobem no trem ou ficam na plataforma. Gente que, de repente, de um dia para o outro, lhe tomaram a paz.
“Hearing” [Escuta] será encenada hoje (05), às 21h30, no Ginásio do Sesc Rio Preto. Já “Por favor cierra la puerta, gracias”, será apresentada às 19h00, no espaço alternativo “Casa”, localizado no Jardim dos Seixas. As duas peças internacionais já estão com os ingressos esgotados.
Nacionais na programação
Poesia, imagem e palavra retratam o genocídio da população negra por meio da apresentação do espetáculo “Buraquinhos ou o Vento é Inimigo do Picumã”, do Coletivo Carcaça de Poéticas Negras, de São Paulo. A apresentação é às 21h30 de hoje (05), no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
Narrativa em primeira pessoa de uma personagem, um menino negro, nascido e criado na zona leste de São Paulo, a peça apresenta a história de um jovem que vai a padaria no primeiro dia do ano e leva um “enquadro” de um policial. A partir daí, o menino começa a correr e não para mais, o que o leva para uma maratona pelo mundo passando por países da América Latina e África. Ao longo do seu caminho o menino é atingido por 111 tiros de arma de fogo do policial que o persegue. Clara referência aos cinco jovens fuzilados em Costa Barros, no Subúrbio do Rio de Janeiro no final de 2015, como também aos 111 mortos no massacre do Carandiru.
Nacional Rua
Como as ruas também são lugares para teatro, ainda hoje (05), às 16h30, o espetáculo Humalteridade – escolhido pela curadoria do FIT por meio da Cena Rio Preto, formato iniciado em 2017, para artistas residentes na cidade – será apresentado no Calçadão de Rio Preto, na rua General Glicério esquina com rua Jorge Tibiriçá.
A obra pesquisa as construções do corpo performático limitado pela dificuldade de locomoção, inserindo-o numa perspectiva da alteridade. Não é necessário retirar ingressos.
Gratuita e também aberta ao público, |entre|ladeiras, performance de estilo site specific, criada para espaços abertos, será encenada na Praça Rui Barbosa, às 17h00. A montagem surge a partir do desejo de intervir poeticamente nos espaços urbanos com valor histórico e cultural, que estão “esquecidos” ou “despercebidos” em meios a paisagem local.
Por meio da percepção sensível e da interação do corpo com o lugar físico, o grupo vai embalar a Praça, criando uma teia tridimensional usando fitas que poderá permanecer no espaço e sofrer naturalmente sua degradação.
Graneleiro
Para encerrar, a montagem “Teoremas”, do Grupo Kahlos (São José do Rio Preto/SP), será apresentada às 23h00 no Graneleiro, ponto de encontro do FIT Rio Preto 2019, localizado no Complexo da Swift.
A obra “Teoremas” convida o espectador a praticar o dinamismo de um exercício ficcional. Partindo de um período amnésico, vivido pela atriz Vanessa Cornélio depois de sofrer um acidente automobilístico no qual subsistiu uma lesão grave na medula, as improváveis memórias dela são recriadas em metáforas para as memórias reais. Quatro teoremas da mesma pessoa são apresentados num jogo cênico onde se edita a realidade através da ficção.
“Teoremas” é um dos três projetos escolhidos para integrar a programação da Cena Rio Preto do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) na categoria B.
A classificação indicativa é 18 anos. A entrada é gratuita e os ingressos serão disponibilizados para retirada a partir das 15h na bilheteria do FIT no Complexo Swift.
Serviço:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO
De 4 a 13 de julho – São José do Rio Preto – SP/Brasil
Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo
Programação completa no site www.fitriopreto.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa do FIT Rio Preto