Foto: Arquivo Dinorath do Valle
Da Redação
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), realizado pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e pelo Sesc São Paulo, atinge três marcas importantes na área cultural em 2019: 50 anos de existência, 40 edições realizadas e mais de 1.200 diferentes espetáculos apresentados ao longo desse período.
Para celebrar, a Secretaria Municipal de Cultura, preparou o livro-catálogo “Festival de Teatro de São José do Rio Preto – 50 Anos de (Re)Existência”. Um compilado de fotos especiais e profunda pesquisa histórica sobre o Festival, que é um dos mais longevos e expressivos eventos do gênero no Brasil, compõem o catálogo.
No decorrer de sua história, o FIT Rio Preto tornou-se um importante espaço de discussão e reflexão sobre as artes cênicas, com programação de espetáculos e atividades formativas voltadas à democratização da produção, ao acesso e à fruição dos bens e serviços culturais. Neste ano, o FIT está sendo realizado de 4 a 13 de julho.
O lançamento do catálogo será nhoje (11), às 20h30, no Mezanino da Swift, em Rio Preto, com presenças confirmadas dos fundadores do Festival, José Eduardo Vendramini e Humberto Sinibaldi Neto.
O livro-catálogo está repleto de lembranças, de histórias, de passagens que marcaram não apenas São José do Rio Preto, mas a cena teatral brasileira. O escritor e jornalista Raul Marques, autor dos textos e organizador da publicação, contou com a colaboração de 25 profissionais de diversos setores, ligados ao Festival e ao próprio teatro, para o desenvolvimento do conteúdo.
“Para a Prefeitura de Rio Preto é motivo de orgulho comemorar os 50 anos do nosso Festival de Teatro. Temos a responsabilidade pública de manter vivo um dos principais projetos culturais do Brasil, que é o FIT Rio Preto”, diz o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo.
A história do Festival começou a ser escrita em 1969 graças ao empenho de intelectuais e de jovens artistas, como Dinorath do Valle (in memorian), José Eduardo Vendramini e Humberto Sinibaldi Neto.
Nas décadas seguintes, o Festival nunca parou de mudar, de se reinventar, de experimentar e de buscar novas linguagens e olhares. Em 2001, o Festival foi recriado, recebeu outro conceito e se internacionalizou. Sem se esquecer da longa jornada percorrida até então, tornou-se o Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto – o FIT.
A partir de então, a ideia é proporcionar o diálogo de São José do Rio Preto com a cena contemporânea. Para levar esse grande objetivo adiante, a Prefeitura Municipal se associou a um novo e importante parceiro: o Sesc São Paulo.
A proposta deste livro-catálogo surgiu justamente para resguardar, com a devida deferência, os principais momentos, fatos e acontecimentos dos primeiros 50 anos do Festival de Teatro de São José do Rio Preto.
Reforma Casa de Cultura
O prefeito Edinho Araújo fará a assinatura da ordem de serviço para a reforma da Casa de Cultura Dinorath do Valle durante o lançamento do catálogo comemorativo.
#fit #fitriopreto #fit50anos #teatro #arte #festivaldeteatro #riopreto #sescsp #teatrointernacional #prefeituraderiopreto
FICHA TÉCNICA
Textos e organização: Raul Marques
Direção editorial: Jorge Vermelho e Pedro Ganga
Assessoria Conceitual: Alaor Ignácio dos Santos Júnior
Colaboração na produção: Fábio Amaral e Talita Carvalho
Diagramação e capa: Ailton Marques
Revisão: Jorge Vermelho e Sílvia Damacena
Fotos e pesquisa de imagens: Jorge Etecheber
Foto de Capa: José Celso Martinez Corrêa no espetáculo ‘Os Sertões – O Homem I’, FIT 2004 – foto de Jorge Etecheber
Consultoria: Humberto Sinibaldi Neto e Moema Kuyumjian
Acervo histórico: Arquivo da Secretaria Municipal de Cultura, Arquivo Público Municipal e Arquivo Pessoal de Dinorath do Valle
COLABORADORES DO PROJETO
Angélica Zignani
Amir Haddad
Beta Cunha
Carlos Gardin
Cláudio Lucchesi
Danilo Santos de Miranda
Gabriel Villela
José Carlos Serroni
José Eduardo Vendramini
Luis Carlos Rossi
Luiz Carlos Vasconcelos
Manoel Neves Filho
Néstor Monastério
Paulo César Casanova
Romildo Sant’Anna
Ruy Sampaio
Valmir Santos
Wander Ferreira Junnior
Waldner Lui
Zezé Aziz
Serviço:
50 ANOS DE (RE)EXISTÊNCIA
Lançamento do catálogo comemorativo
Dia 11/7 | Hora: 20h30 | Local: Swift – Mezanino
Endereço: Av. Duque de Caxias, sn – Jardim dos Seixas, São José do Rio Preto
Fonte: SMCS