Foto: Mayra Azzi
Da Redação
Em seu penúltimo dia, a programação do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) tem como destaque o espetáculo Quando Quebra Queima, da ColetivA Ocupação, de São Paulo/SP, com direção de Martha Kiss Perrone. A montagem é construída por estudantes que viveram o processo de ocupações e manifestações do movimento secundarista entre 2015 e 2016, e que deslocam para a cena a experiência que tiveram dentro das escolas.
No FIT Rio Preto, o espaço que irá receber a apresentação, às 19h00, é a Escola Municipal Darcy Ribeiro, no bairro Santo Antonio, zona norte, que ficou conhecida internacionalmente em razão da premiação do educador Diego Mahfouz Faria Lima. À frente da direção, ele realizou um trabalho transformador no ambiente escolar e por isso ficou entre os 10 melhores educadores do mundo em 2018.
Ainda há ingressos disponíveis para o espetáculo, que é fruto da chamada primavera secundarista. Em cena, 15 corpos insurgentes criam uma narrativa coletiva e comum a partir da perspectiva de quem viveu intensamente o dia a dia dentro do movimento. A peça é uma “dança-luta” coletiva construída a partir das experiências de cada performer: textos, músicas de protesto, coreografias, e fotos feitas pelos próprios secundaristas compõem a cena.
E a Escola Municipal Darcy Ribeiro, também recebe uma ação formativa nesta sexta, que terá a participação do grupo ColetivA Ocupação. A Mesa “Produzir Encruzilhadas: Corpos de Exceção (III)”, que falará sobre o tema “O que acontece quando a margem se move?”, às 14h00, e terá ainda a participação de Daiara Tukano (DF), mestre em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília e coordenadora da Rádio Yandê (primeira rádioweb indígena do Brasil), e de Mariana Fix, professora no Instituto de Economia da Unicamp. A atividade é aberta ao público e com entrada franca.
Gratuitos
Nesta sexta, o público também poderá conferir duas montagens gratuitas. Uma delas é a performance urbana “Cegos”, do Desvio Coletivo, de São Paulo/SP, que terá início às 15h00, na Represa Municipal (Lago 2). A obra propõe uma reflexão acerca do modo de vida da sociedade contemporânea, e traz homens e mulheres, em trajes sociais, cobertos de argila e de olhos vendados. Além do elenco fixo, “Cegos” conta com a participação de moradores de Rio Preto, selecionados para o festival. Na produção do figurino, são utilizados 260 quilos de argila escolar. Toda a preparação do elenco acontece no Centro Regional de Eventos, onde foi montado o camarim.
O outro espetáculo gratuito é “Mary e os Monstros Marinhos”, da Companhia Delas de Teatro, de São Paulo/SP, ganhadora do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Espetáculo de Texto Original, na categoria Teatro Infantojuvenil. A apresentação será no Teatro Waldemar de Oliveira Verdi – Sesi, às 15h00, com retirada de ingressos 1h antes. Em cena, a história de Mary Anning, famosa paleontóloga que viveu na Inglaterra no início do século XIX.
Outros espetáculos
A programação desta sexta conta com mais três espetáculos, todos com ingressos esgotados. Às 19h00, no Teatro do Sesc, tem “Lugar da Chuva”, do Frêmito Teatro e Agrupamento Cynétiko (Macapá/AP e São Paulo/SP). O internacional “Romeo y Julieta de Aramburo”, do Kiknteatr, da Bolívia, será apresentado às 21h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. No Ginásio do Sesc, às 21h30, será encenado “Monstra”, de Elisabete Finger e Manuela Eichner, de São Paulo/SP. Esse último espetáculo ainda tem ingressos para a sessão de sábado (13/7).
Graneleiro
A programação do Graneleiro, ponto de encontro do festival, começa às 23h nesta sexta. A roda de samba Alma Sambista, com Tião Taufic e o grupo Mesa de Boteco, é um dos destaques.
A entrada é gratuita e para maiores de 18 anos. É preciso retirar ingressos na Bilheteria FIT no Complexo Swift a partir das 15h. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos mesmo acompanhados dos pais ou responsáveis.
Serviço:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO
De 4 a 13 de julho – São José do Rio Preto – SP/Brasil
Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto e Sesc São Paulo
Programação completa no site fitriopreto.com.br
Fonte: SMCS