Foto: WGB Comunicação

Da Redação

Amanhã (18), o Espaço Cultural Iguatemi recebe uma nova exposição de artes do Projeto Identidade. A série de trabalhos Arte Estampada é da artista plástica, aquarelista, arte educadora e designer de superfície, Jane Ferrari. Na mostra, ela apresenta uma variedade de estampas abstratas criadas especialmente para a exposição.

 A artista resgata a estamparia manual utilizada nos primeiros tecidos criados pelo homem, como linho e algodão (vegetais) e lã e seda (animais). As técnicas de estamparia do Batik (sudoeste da Ásia) e da madeira gravada (Itália) são as principais inspirações para as criações. Jane Ferrari cria estampas manuais e digitais para o mercado têxtil e de decoração, por isso, o público poderá apreciar uma vitrine com lenços, pashminas, almofadas, roupas, luminárias, objetos de decoração, além de telas e aquarelas em papel arroz.

 “O conceito da exposição é expressar o valor da estamparia no cotidiano das pessoas, seu uso, suas características estéticas, seus aspectos históricos e culturais através dos tempos”, destaca a artista que assina o novo ciclo do projeto realizado pelo Núcleo de Economia Criativa da Acirp com parceria do Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto. 

 De acordo com ela, a exposição é inspirada pelo trabalho do designer de moda italiano Emílio Pucci (1914-1992), considerado o príncipe das estampas. Jane Ferrari traz estampas abstratas coloridas e geométricas, aplicadas a mão em tecidos de puro algodão e linho. As roupas utilizadas para a mostra, por exemplo, fazem parte da coleção Geometric da estilista Maitane Mathias, criadora da Mai Tropical, que trabalha com 100% de matéria-prima natural e biodegradável. As echarpes, lenços e pashminas em linho e puro algodão são da marca Recorte e Retalho, de Ana Karina Laprano e Sandra Andaló.

 O planejamento e a ambientação do Espaço Cultural Iguatemi foram organizados pela arquiteta e urbanista Priscila Soler, que transforma o local em uma vitrine dinâmica e funcional para a realização da mostra, utilizando móveis de madeira de demolição da empresa Madeira Pura.

 A curadoria da mostra fica por conta de Sandra Andaló, formada em moda e consultoria de imagem e estilo, especialista em análise de DNA de estilo e colorimetria para atendimento pessoal. 

 Encontros, palestras e bate-papos

A exposição de Jane Ferrari reúne diversas mulheres em sua concepção e realização. Além da artista, estão engajadas no projeto Sandra Andaló, Ana Karina Laprano, Maitane Mathias e Priscila Soler. Por isso, de 18 de julho a 28 de agosto – período em que a mostra ficará em cartaz – serão promovidos encontros, bate-papos e palestras gratuitas sobre moda, estilo, estamparia e decoração de interiores. As atividades serão no próprio Espaço Cultural Iguatemi São José do Rio Preto, sempre às quartas-feiras a noite e aos sábados, no período da tarde.

 Serviço:

Exposição Identidade por Jane Ferrari

Local: Espaço Cultural Iguatemi – Iguatemi São José do Rio Preto – Piso Superior

Abertura: 18 de julho de 2019

Horários: durante o funcionamento do shopping (segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, das 14h às 20h)

Visitação gratuita 

 Fonte: WGB Comunicação

Deixe um comentário