Foto: SMCS

Da Redação

Sair em busca dos seus sonhos, conseguir um emprego e alcançar metas vai ficar mais fácil agora para 135 jovens que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

No primeiro semestre deste ano, eles participaram de 10 oficinas em parceria com o   Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) sobre o tema “Inclusão no Mundo do Trabalho’’, ministradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) das 10 regiões de Rio Preto.

O evento foi realizado na última terça-feira (30), no auditório do Parque Tecnológico, com presença dos secretários Edemilson Favaron (Trabalho) e Patricía Lisboa (Assistência Social), da presidente do Conselho da Criança e do Adolescente Camila Sparvolli, dra Ana Lúcia Pupin (Secretaria de Saúde) e das técnicas do CIEE Mirian Oliveira e Daniela Sandrini, entre outras.

“As oficinas de criatividade preparam o adolescente para o trabalho, desenvolvem talentos e habilidades. O que achei significativo foi a dificuldade de eles planejarem sua vida, ter sonhos, ter ídolos. Nem os próprios pais e mães eram citados como ídolos. Então temos que estimulá-los, lembrar que a vida está apenas começando, que se reconheçam no seu próprio espaço, porque eles não acreditam na própria potencialidade,” afirmou assistente social Mirian.

Cada oficina abordou um tema diferente, com palestras, vídeos, rodas de conversa. E o aluno tinha que produzir um texto por aula.

Uma das alunas, Niciele Sara Souza Costa, 14 anos, frequenta o CRAS Novo Mundo, e falou aos colegas como esse programa vale a pena. “Nós temos que estudar, investir na carreira, fazer um curso de inglês, comprar uma casa pra mãe. Vamos sair do sofrimento, gente!” disse Niciele.

Os temas abordados durante o ano, foram;

Trabalho e Identidade;

Processo Seletivo: Currículo e Entrevista;

Postura Profissional: Imagem profissional x pessoal;

Habilidade interpessoal: liderança e trabalho em equipe e Habilidade   interpessoal: comunicação e negociação;

Habilidade interpessoal: conduta ética e Planejamento Pessoal.

Alguns dos jovens participantes, já conseguiram estágio pelo CIEE.

Mais informações: 3211-6510.

Fonte: SMCS

Deixe um comentário