Foto: SMCS

Da Redação

Os alunos de Escola Municipal Vera, localizada no distrito de Schmitt, viveram uma manhã diferente, esta semana. Eles, que em maio conheceram a Horta mantida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Rio Preto, voltaram ao local para colher o brócolis que ajudaram a plantar.

 “A gente pegou as sementes, furou a terra com o dedo e colocou dentro. Foi muito divertido”, conta o aluno do 2º ano fundamental Nicolas Carvalho, 7.

 Sua colega de turma Eloá Machado (8) também gostou: “Eu só comia a jabuticaba do pé da minha casa. Foi muito legal plantar e colher o brócolis”, 8.

 O objetivo da atividade, de acordo com a professora Renata Soares, foi transpor as aulas de ciência dos livros para a realidade. 

 “Muitas crianças hoje supõem que os alimentos que consomem surgem no supermercado. Como os alunos estão aprendendo o conteúdo sobre plantas, aproveitamos para trazê-los e conhecer o ciclo da hortaliça”, compartilha.

Em plena atividade desde julho de 2018, a Horta de Schmitt fica numa área de 2 mil m2 ao lado do asilo do distrito, tendo em pouco mais de um ano produzido 11 toneladas de alimentos, como: brócolis, abobrinha, cebolinha, cenoura, couve, couve-flor, espinafre, pepino, rúcula, salsa, entre outros.

 “Um dos objetivos do projeto é justamente o de promover a educação alimentar, nutricional e ambiental, por meio da experiência no campo”, explica o chefe de coordenadoria de apoio agropecuário da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Paulo Henrique Cardozo.

 Outros dois propósitos da Horta é a promoção de conhecimento técnico aos pequenos produtores em geral e também o abastecimento do Banco Municipal de Alimentos, para onde é destinada toda a produção, que, por sua vez, compõe as cestas de alimentos enviadas a entidades assistenciais e famílias em situação e vulnerabilidade social.

 A Horta de Schmitt é um projeto na área de Produção do Programa Alimenta Rio Preto. Aulas como as vivenciadas pelos alunos de Schmitt são possíveis a todos os alunos da rede municipal de ensino, uma vez que integram ações de Alimentação Escolar do programa responsável pela segurança alimentar e nutricional no município.

 Fonte: SMCS

Deixe um comentário