Foto: Alessandro Silva

Da Redação

Espaço gerido pelos artistas da Cia. Cênica, a Sede Cênica, localizada no Jardim dos Seixas, em São José do Rio Preto, tem programação de teatro gratuita neste fim de semana. O local recebe dois grupos do interior paulista para apresentações de seus novos trabalhos, o Contadores de Mentira, de Suzano, e o EMPODERA de Teatro, de Araçatuba.

Na sexta-feira (13), às 19 horas, o Grupo Contadores de Mentira encena “Adiós Paraguay”. Os ingressos serão distribuídos a partir das 18 horas. A peça tem duração de 150 minutos e são apenas 40 lugares.

“Adiós Paraguay” traça um panorama sobre os seis anos da guerra contra o Paraguai, também chamada Guerra da Tríplice Aliança, maior conflito armado da América do Sul, que durou de dezembro de 1864 a março de 1870 e dizimou cerca de 70% da população paraguaia. Do lado da Tríplice Aliança, participaram Argentina, Brasil e Uruguai.

Em cena, uma mulher encontra um fio e, ao puxá-lo, toda uma história é retirada debaixo do tapete, detrás de quadros, da poeira de livros antigos. Figuras como Solano Lopez (presidente do Paraguai na época), Madame Lynch (esposa de Solano), um velho, duas jovens, um cavalo e um soldado corneteiro são trazidos por esse fio da memória, que a cada momento cria questionamentos e provocações acerca do que se sabe da história.

 Outro espetáculo

Já no sábado (14) e no domingo (15), a Sede Cênica recebe o Grupo EMPODERA de Teatro, que fará duas apresentações gratuitas da peça “EU, MULHER!”.

O grupo também promoverá a Oficina de Dramaturgias Femininas (direcionada a mulheres) e a Roda de Conversa sobre a Mulher no Teatro Brasileiro, ambas com inscrições antecipadas pelo email: contatogrupoempoderadeteatro@gmail.com. Todas as atividades são gratuitas.

No sábado, o espetáculo será às 20 horas e, no domingo, às 19h30. Serão apenas 50 lugares por sessão, e os ingressos distribuídos uma hora antes. A classificação indicativa é 18 anos.

Dividida em três monólogos, a peça “EU, MULHER!” narra o drama de três mulheres: a primeira, que sufocou (Brunna Lima); a segunda, que foi para a rua (Larissa Lacava); e a terceira, que virou festa (Geovanna Leite). Todas elas dão vazão aos seus pensamentos na tentativa de se empoderarem da própria existência, em meio a uma sociedade tradicional e conservadora.

“Nunca apresentamos em São José do Rio Preto e será desafiador, porque a movimentação da peça se transforma em cada espaço”, adianta a atriz Brunna Lima. Para o diretor e dramaturgo, Heitor Gomes, tanto o espetáculo quanto as atividades propostas ajudam a despertar para o enfrentamento da violência contra a mulher e trazem reflexões que visam a igualdade entre os gêneros na sociedade.

 PROGRAMAÇÃO: FINAL DE SEMANA NA SEDE CÊNICA

Endereço: Avenida das Hortênsias, 263, Jardim dos Seixas – Rio Preto

 Sexta (13/9)

 19h – Espetáculo Adiós Paraguay, com Grupo Contadores de Mentira (Suzano/SP). 14 anos. Grátis. 40 lugares. Retirada de ingressos a partir das 18h

 Sábado (14/9)

 13h30 às 17h30 – Oficina de Dramaturgias Femininas, com Grupo EMPODERA de Teatro (Araçatuba). 16 anos. Grátis. 20 vagas (apenas para mulheres). Inscrições: contatogrupoempoderadeteatro@gmail.com

 20h – Espetáculo “EU, MULHER!”, com Grupo EMPODERA de Teatro. 18 anos. Grátis. 50 lugares. Retirada de ingressos a partir das 19h

 Domingo (15/9)

 13h30 às 16h30 – Roda de Conversa com Grupo EMPODERA de Teatro. 16 anos. Grátis. 50 vagas. Inscrições: contatogrupoempoderadeteatro@gmail.com

 19h30 – Espetáculo “EU, MULHER!”, com Grupo EMPODERA de Teatro. 18 anos. Grátis. 50 lugares. Retirada de ingressos a partir das 18h30 

 Fonte: Graziela Delalibera

Deixe um comentário