Foto: Sindalquim
Por Sérgio Sampaio
O Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticas) finalizou a última negociação do ano do setor do Etanol ao fechar o Acordo para os trabalhadores da usina Vale de Onda Verde.
Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, foi feita assembleia na empresa na última quarta-feira (18) onde os trabalhadores aprovaram a proposta negociada entre sindicato e empresa. “Estávamos esperando apenas sair à inflação que aconteceu no último dia 10 e com ela em mãos fizemos a consulta aos trabalhadores que disseram sim ao fechamento do acordo”, salientou Alves Filho.
O acordo garantiu o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor do Período) 3,28% linear e a manutenção da Verba Indenizatória.
“Com o acordo que conseguimos fechar, os trabalhadores da Vale continuam com o maior valor de verba indenizatória da nossa região. Foi uma pauta pés no chão que pedimos ao setor patronal e conseguimos manter e ainda avançar nos salários dos trabalhadores. A verba indenizatória representa cerca de 18% do que ganham os trabalhadores e conseguimos manter”, finalizou Alves Filho.
A data base dos trabalhadores da Vale é o dia 01º de setembro.