Foto: SMCS
Da Redação
Por causa das obras de reforma e ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água), a partir de amanhã (09), um dos cartões-postais de Rio Preto, o aerador do Palácio das Águas, será desligado. Segundo Ceci Bueno de Capri, gerente de Planejamento e Obras do Semae, ele será reativado daqui a seis meses. “O aerador passará a ser abastecido por uma nova tubulação, com uma nova tecnologia.”
Os sistemas de aeração têm, basicamente, a função de incorporar o oxigênio à água em tratamento. Atualmente, em função de novas tecnologias, o aerador da ETA, que data da década de 50, perdeu sua finalidade no tratamento da água da Represa Municipal. “Ele será reativado por tratar-se de ícone da cidade, fazendo parte da cultura de Rio Preto e estar presente memória afetiva da população.”
O aerador, depois de concluídas as obras da ETA, irá funcionar com um novo circuito de água. “O aerador passará a ser abastecido por uma nova tubulação e com água filtrada. Além do novo aspecto visual, será eliminado aquele cheiro de peixe. O complexo do Palácio das Águas foi tombado e faz parte do patrimônio cultural de Rio Preto. Tem de ser preservado”, disse Ceci.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Semae