Foto: Divulgação

Da Redação

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do Festival Ações Literárias, que será realizado em São José do Rio Preto nos dias 25, 26 e 27 de outubro, com o tema “A Importância do Ato de Ler”. Toda a programação é gratuita e as inscrições vão até que as vagas estejam esgotadas, pelo site do FAL (https://fal.casadecriar.com.br/). E homenageará o educador Paulo Freire.

 O Festival Ações Literárias é uma realização da casa de criar – escritório de arte, que recebeu o Prêmio Nelson Seixas/ProAC Municípios e conta com a parceria da Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e com o apoio do Instituto Paulo Freire (IPF).

 Durante seus três dias, o festival ocupará a Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa” com 12 ações literárias, entre com palestras, bate-papos, exposição, lançamento de livros, feira de livros, sarau, leitura compartilhada e relatos sobre leitura e literatura. Com foco nos formadores, educadores, artistas, editoras, pesquisadores e interessados em geral.

 Com curadoria da educadora Carolina Manzato e produção executiva do artista visual juny kp!, O Festival tem compromisso com o incentivo e fruição da leitura, a democratização da leitura e da literatura, a ampliação da bagagem leitora dos participantes e o investimento na formação do hábito leitor.

 A maratona literária terá início com a palestra “A Importância da Leitura e do Incentivo à Leitura em nosso País”, com o professor doutor Carlos Rodrigues Brandão, no dia 25 de outubro, às 14h, no auditório da Biblioteca. Ele falará sobre leitura, sobre sua imersão no universo da cultura e da educação popular e sobre sua relação com a escrita, por meio de obras de sua autoria como “Paulo Freire, o Menino que Lia o Mundo”. Brandão ainda lançará três publicações: “A Flauta de Prata”, “A Aventura do Encontro” e “Do Polegar Ao Pensamento”.

 Um dos destaques da programação é uma performance inédita de leitura, com duração de 48 horas ininterruptas, desde a abertura até o encerramento do festival, chamada “Vigília Literária”, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. As pessoas inscritas na performance terão 10 minutos cada para ler sua lista de escritoras e escritores em frente a uma câmera.

 Quem também participa do Festival é o escritor Marcelino Freire, fazendo um bate-papo. Ele é vencedor do Prêmio Jabuti com o livro “Contos Negreiros” (Editora Record, 2005) e do Prêmio Machado de Assis, com o romance “Nossos Ossos” (Editora Record, 2013). O cartunista Orlandeli e o jornalista, ator e produtor cultural Harlen Félix são outros nomes confirmados na programação.

 O Festival também alcança o público infantil, com o “Rodinhas Literárias”, ação em que Carolina Manzato lê “Clara Manhã de Quinta à Noite” (uma história imaginada por Don Wood e sonhada por Audrey Wood). Os textos e as ilustrações convidam as leitoras e os leitores a desconfiarem do que veem na obra. 

 E há atividades reflexivas como a mesa “A Literatura Infantil Contemporânea”, com as professoras Luana Passos (pedagoga e mestra em Estudos Linguísticos) e Carolina Manzato, mediada pela professora Denise Fraga (mestra em Teoria da Literatura e especialista em Educação e Humanização.), além da ação “Sessões de Comunicações”, na qual as pessoas inscritas expõem práticas realizadas para incentivo à leitura e formação do hábito leitor.

 Serviço:

1º FAL – Festival Ações Literárias

Dias 25, 26 e 27 de outubro – São José do Rio Preto/SP

Local: Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa” (Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01 – Centro). Grátis.

Programação completa e inscrições no site https://fal.casadecriar.com.br/.

Fonte: SMCS

Deixe um comentário