Foto: Ilustração
Da Redação
O transplante de órgãos representa a única chance para milhares de pacientes que estão em filas de espera de todo o Brasil. De acordo com as últimas estatísticas da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos mais de trinta e nove mil pessoas aguardam por um transplante.
Visto que cada doador pode salvar cerca de 10 vidas, números que representam a sobrevida de milhares de pessoas que atualmente estão em filas de espera por um transplante, as Ligas Acadêmicas de Transfusão e Transplante e de Cirurgia Geral da FACERES realizam um simpósio abordando o assunto. “Os conteúdos abordados serão o setor administrativo da doação de órgãos e a parte prática da doação de fígado. Concentração de informações e a troca de conhecimento e experiências colaboram para intensificar ainda mais a integração e a disseminação dos temas abordados”, explicam os organizadores.
As palestras serão no dia de hoje (06) com os médicos: João Fernando Picollo, chefe do serviço de captação de órgãos e William José Duca cirurgião responsável pelos transplantes de fígado, amplos do Hospital de Base.
Dados do Ministério da Saúde relatam que mais de 40% das famílias se negam a doar os órgãos de pessoas que tiveram morte encefálica. A doação representa a única chance para milhares de pacientes. A cada ano que passa, a população envelhece e fica mais doente, sendo o transplante uma das poucas alternativas para doenças como insuficiência renal crônica e cirrose. A doação de órgãos e tecidos é um processo simples, que começa com o cadastro do doador.
O Simpósio de Transplante de Órgãos é aberto a população.
O evento está marcado para às 19h00, no auditório da FACERES. O investimento é de R$ 5,00.
Serviço:
Simpósio de Transplante de Órgãos
Dia 06 de novembro, às 19h
Auditório – FACERES
Inscrição: R$5,00
Fonte: MPCOM