Foto: SMCS
Da Redação
A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto, em parceria com a Famerp e o Instituto Butantan, de São Paulo, inaugurou hoje (26), o Centro de Pesquisas Clínicas da Vila Toninho.
O espaço, de 70 metros quadrados, é todo climatizado e conta com dois consultórios, sala de coleta.
Além de pesquisas importantes, como os testes da vacina contra a dengue, o novo ambiente vai contar com atendimento médico gratuito para a população. O serviço funcionará como uma extensão do trabalho realizado na Unidade Básica de Saúde da Vila Toninho.
O chefe do laboratório de virologia e diretor-adjunto de pós-graduação da Famerp, Mauricio Lacerda Nogueira, explica que o Centro vai unir pesquisa e assistência médica em um mesmo espaço.
“Estávamos ocupando um espaço dentro da UBS para estudos da dengue e agora construímos uma área dedicada a dois objetivos principais: dar tranquilidade, espaço e conforto ao cidadão que está participando dos estudos, e ao mesmo tempo ampliando o atendimento dos usuários da UBS da Vila Toninho”, disse.
Rio Preto foi uma das cidades selecionadas para realizar estudos que viabilizem uma vacina contra a dengue. O Governo do Estado de São Paulo destinou R$ 300 milhões de reais para que municípios, instituições de pesquisas e faculdades possam utilizar os recursos na pesquisa cientifica. Rio Preto, inclusive, foi destaque na campanha e ações contra o avanço da doença este ano, sendo convidado a apresentar a estratégia a representantes do Ministério da Saúde, em Brasília.
O secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, diz que com o Centro Clínico será possível colocar a cidade na vanguarda da descoberta da vacina contra a dengue.
“Agora temos uma possibilidade única de conseguirmos a vacina em Rio Preto. O Centro eleva muito o nome da cidade. Daqui a 30 anos vão perguntar onde foram realizados os estudos para a vacina da dengue. A resposta poderá ser Rio Preto. Talvez as pessoas não entendam a grandiosidade deste complexo em parceria com a Famerp”, lembrou Borim.
O vice-prefeito Eleuses Paiva reforçou a importância do Centro Clínico na região da Vila Toninho.
“Pesquisa e assistência juntas. Rio Preto dá um passo importante visando a melhoria na atenção à saúde no município”, finalizou Paiva.
Fonte: SMCS