Foto: Jorge Etecheber
Da Redação
Com o objetivo de estimular novos olhares sobre a paisagem urbana de São José do Rio Preto, a exposição fotográfica “O Olhar Sensível: O invisível da Cidade”, idealizado pelo fotografo Jorge Etecheber, tem inauguração na próxima sexta-feira (29), às 9 horas, no novo terminal de ônibus da cidade. Contemplado pelo concurso cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, o projeto consiste em uma exposição com painéis de grandes dimensões tendo a própria cidade e seus moradores como protagonistas.
Projetada para ocupar uma área de 3 metros quadrados, a exposição recorre a ampliações gigantes e transparentes de imagens de lugares conhecidos da cidade, possibilitando que cada visitante possa fazer o seu próprio “enquadramento fotográfico”, seja pela frente, pelo verso ou até mesmo a partir da sobreposição de todas as obras que ocupam o espaço expositivo.
“Uma forma criativa e instigante de repensar os “olhares acostumados” da população, congregando, compartilhando, contribuindo, questionando e jogando luz à diversidade de visões que possam surgir do contato entre o espectador e a obra”, afirma Jorge Etecheber, idealizador do projeto.
A exposição foi concebida pelo fotógrafo, em 2018, a partir das provocações do projeto MOLA, uma iniciativa do Sesc Rio Preto, que buscou tirar os artistas locais da “zona de conforto” a partir de exercícios teóricos e práticos realizados ao longo de dez meses, sob coordenação do artista transdisciplinar Fernando Velásquez e do artista e pesquisador de novas mídias Lucas Bambozzi.
Contemplado pelo edital de concurso cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto, da Lei de Fomento Cultura para Todos/Prêmio Nelson Seixas (modalidade Artes Visuais – Fotografia), O Olhar Sensível: O invisível da Cidade contará com duas visitações monitoradas pelo fotógrafo: nos dias 09 e 16 de dezembro, das 11h00 às 13h00 e das 17h00 às 19h00. A exposição fica disponível para visitações de 29 de novembro a 29 de dezembro, no horário de funcionamento do terminal urbano.
Serviço
Obra: O olhar sensível: O invisível da cidade.
Local: Novo Terminal Rodoviário Urbano de Rio Preto – Entrada principal
Rua Bernardino de Campos.
De 29/11 a 29/12.
Fonte: BoniPeixe Comunicação