Foto: Arquivo Sindalquim
Por Sérgio Sampaio
A direção do Sindalquim (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Fabricação do Álcool, Químicas e Farmacêuticos) participou hoje (06) na cidade de São Paulo da entrega das pautas do setor Farmacêutico e do Etanol.
Segundo João Pedro Alves Filho, presidente do sindicato, as duas pautas foram amplamente debatidas com os trabalhadores das duas categorias durantes as assembleias feitas nas últimas semanas nas quais em ambas as pautas foram aprovadas.
“Ficamos felizes que eles (trabalhadores) participaram de forma efetiva das assembleias e entenderam a importância de estarem juntos na luta deste ano”, salientou Alves Filho.
A pauta do setor Farmacêutico pede a reposição da inflação do período mais 3% de ganho real, um PLR (Participação nos Lucros e Resultados) de dois pisos normativos, Cartão Alimentação de R$ 459,00, além a manutenção de todas as cláusulas sociais da convenção anterior. “Teremos uma grande luta para manter o que conquistamos ao logo das décadas, mas vai fazer de tudo para que o trabalhador não seja prejudicado”, afirmou o presidente. A data base do setor é 01º de abril.
Por sua vez a pauta do setor sucroalcooleiro que foi protocolada na Única (sindicato patronal) em conjunto com outros 27 sindicatos de trabalhadores do Estado, o pedido geral será do INCP (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do período mais 2% de ganho real.
O presidente do Sindalquim afirmou que nesta semana deve encaminhar a mesma pauta para cada grupo econômico do Etanol da região e na sequencia a primeira rodada de negociação deve ser agendada. “Vamos iniciar como sempre fazemos tentando negociar em conjunto, mas caso seja necessário individualizaremos as negociações como fizemos em anos anteriores”.
Por mais um ano o Sindalquim terá que negociar o pagamento da Verba Indenizatória que substituiu o a hora In Itinere.