Imagem: SMCS

Da Redação 

A Secretaria de Saúde de São José do Rio Preto confirmou hoje (13), o resultado positivo para coronavírus pelo laboratório do Hospital de Base. Trata-se de uma mulher, de 28 anos, residente de Rio Preto, que viajou para Alemanha, França e Bélgica e retornou ao Brasil no dia 10 de março. Ela está em isolamento domiciliar. Amostras foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, que deve realizar a contraprova para confirmar ou descartar o caso.

Em parceria com os convênios privados de saúde de Rio Preto a secretaria implementará um telefone gratuito e exclusivo para atendimento de dúvidas de munícipes sobre o coronavírus (COVID-19). A ação faz parte do plano de contingência, elaborado pelo município, que já está em prática.

Além desse canal, a pasta também criou um comitê permanente, formado pelo secretário de saúde, Aldenis Borim, o assessor especial André Baitello, o virologista Maurício Lacerda Nogueira, a gerente da vigilância epidemiológica, Andreia Negri, e as chefes de departamento da Atenção Básica, Especializada e Urgência. O comitê tem o objetivo de debater e tomar decisões relativas ao coronavírus no município.

Durante coletiva de imprensa, o secretário reforçou algumas medidas que serão recomendadas à população, como: evitar locais com aglomeração de pessoas, evitar reuniões presenciais com mais de 100 pessoas, manter ambientes com álcool gel e sempre que puder lavar as mãos com água e sabonete. “A prevenção é eficiente e temos a nosso favor a sazonalidade, pois os meses de maio até julho são os que mais nos preocupam”, reforçou.

Borim reforçou que neste momento, os idosos são a maior preocupação, visto que nesta faixa etária estão as maiores complicações e mortalidade pelo COVID-19.

 

Deixe um comentário