Foto:  SMCS

Da Redação

A Secretaria de Educação, anunciou na última quinta-feira (09) um programa de orientação de rotina de estudos e propostas de atividades para os alunos da rede municipal de ensino, durante o período em que as aulas estiverem suspensas, em virtude das medidas de enfrentamento ao espalhamento do novo coronavírus. O programa Rio Preto Educ Ação começa a ter suas primeiras atividades nesta segunda-feira (13), com orientações aos gestores de ensino. 

“O programa Rio Preto Educ Ação vem atender às necessidades deste momento que vivemos, oferecendo atividades para que os alunos possam desenvolver seu conhecimento em casa, junto às famílias”, diz a secretária de Educação, Sueli Costa.

As atividades foram elaboradas a partir de conteúdos disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação em parceria com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação). Os materiais foram adaptados e ganharam novos conteúdos alinhados à realidade municipal.  

Serão atendidas cerca de 30 mil crianças e adolescente que estão na faixa de ensino obrigatório, ou seja, a partir de 4 anos (1ª Etapa) até a conclusão do Ensino Fundamental (9º ano). Os materiais para a Educação Infantil (1ª e 2ª Etapas) têm orientações para que as famílias desenvolvam atividades com as crianças. A partir do Ensino Fundamental, o programa tem ações que podem ser desenvolvidas de maneira mais autônoma pelos estudantes, em sua maioria com indicações de leituras de diversos gêneros textuais. 

Todos os conteúdos serão disponibilizados em plataformas on-line e também por materiais impressos, para as famílias que não têm acesso à internet. A retirada do material impresso será feita nas mesmas datas de entrega de kits de alimentação, estando disponível já nos dias 16 e 17 de abril. Entre as mídias digitais, serão utilizadas ferramentas do G Suite for Education, do Google, Youtube e redes sociais. Cada escola terá autonomia para utilizar os canais de contato que já têm com as famílias para disponibilizar materiais, como redes sociais e grupos de comunicação. Todas as orientações e links serão centralizados no canal de educação digital da Secretaria de Educação (https://digital.educacao.riopreto.br). 

Professores e formação 

A partir de hoje (13), os professores da rede municipal de ensino, que estavam em recesso, passam a receber conteúdo formativo por meio de teletrabalho, desenvolvendo rotinas de estudo junto aos gestores de ensino em parceria com a equipe de formação da Secretaria de Educação. A capacitação tem como tema o Currículo Paulista, documento elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com conteúdos aprofundados específicos para o Estado, composto em trabalho conjunto pela rede estadual, municípios e rede privada, por meio de consultas públicas e pesquisas. 

Fonte: SMCS

 

Deixe um comentário