O Sincomerciários (Sindicato dos Empregados no Comércio de Rio Preto e região) traz a definição do calendário de abertura do comércio em geral e shoppings para o mês de dezembro entre os dias 5 até 24 e faz alerta sobre a forma de pagamento do feriado do dia 8 próximo.

Segundo Márcia Caldas, presidente do sindicato, por conta de Rio Preto ter se mantido na fase Amarela do Plano São Paulo a limitação do horário de funcionamento dos estabelecimentos é de 10 horas diárias conforme decreto municipal.

O horário de funcionamento no Calçadão e dos comércios em geral da cidade será das 10 às 20 horas de segunda a sexta-feira. Aos sábados vai abrir às 9 horas e funcionar neste no dia 5 até às 18 horas e nos dias 12 e 19 de dezembro até às 19 horas.

Márcia afirma que o horário foi definido em reunião dos lojistas que chegaram no consenso destes horários.

Feriado – a sindicalista alerta que nos feriado municipal da próxima terça-feira (8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição) deve ser pago como feriado para o comerciário  como está na convenção coletiva da categoria, além da concessão de uma folga compensatório em outro dia por ter trabalhado no feriado.

Domingos e véspera – nos dias 6, 13 e 20 dezembro o Calçadão e comércio em geral vão funcionar das 9 às 15 horas, este mesmo horário valerá para o feriado do dia 8 e na véspera de Natal – o comércio abrira das 9 às 18 horas.

Shoppings – Por sua vez os shoppings de Rio Preto iram seguir o mesmo horários de segunda a sábado das 11 às 21 horas – aos domingos dias 6, 13 e 20 de dezembro das 14 às 20 horas, este horário valerá também para o feriado municipal do dia 8 e na véspera de Natal as lojas poderão abrir das 10 às 18 horas.

Em ambos os casos, Calçadão e Shoppings todas as lojas ficarão fechadas nos dias 25 (Natal) e 01º de janeiro (Ano Novo).

Jurídico –  Márcia salienta que caso o comerciário tenha alguma dúvida e algo fora da normalidade aconteça os mesmos devem procurar a assessoria jurídica do sindicato, no Centro de Benefícios, na Rua Luiz Antônio da Silveira, 717, Boa Vista – ou ligar para o telefone 17 3214-7172 ou 7171.

Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador

Deixe um comentário