O Bosque Municipal comemora o nascimento de mais filhotes em seu plantel durante essa quarentena, período em que o local permanece fechado à visitação pública. Desta vez, a reprodução foi entre as emas (Rhea americana). Considerada a maior ave brasileira, foram seis filhotes nascidos em 20 de setembro último, dos quais ainda não se sabe o sexo. O cruzamento, “chocamento” (incubação) que é feito pelo macho e nascimento, foram naturais.

O pai dos filhotes veio para o Zoo em 2010, trazido de Catanduva, já as duas fêmeas que botaram os ovos, nasceram no local no próprio local, em 2011. A  espécie mede 1,50 m de altura e pesa cerca de 25 quilos quando adulta e apesar de possuir asas grandes, não voa e as utiliza para se equilibrar e mudar de direção na corrida. Podem atingir até 60km/h enquanto correm.

Os machos se diferem das fêmeas por terem o peito e o pescoço preto. Em geral a plumagem é pardo acinzentada.Habitam planícies da América do Sul, regiões campestres e cerrados e tem alimentação onívora.

O macho da espécie só vocaliza em época reprodutiva, emitindo vocalizações profundas e potentes, em seguida o macho escolhe o melhor território para a montagem do ninho e escolha das parceiras. Quando o ninho está cheio de ovos, o macho expulsa todas as fêmeas e choca os ovos. Período de incubação é de aproximadamente 45 dias. A expectativa de vida em cativeiro é de aproximadamente 40 anos. Trata-se de uma espécie quase ameaçada. Ocorrem principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sul e Nordeste do Brasil.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário