Duas linguagens fundamentais para o estabelecimento do ser humano no mundo, o texto e a imagem, entram na pauta do Festival Fissura Criativa no próximo sábado (16), em dois encontros virtuais com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook da casa de criar – escritório de arte, que realiza em parceria com o poeCity – duas plataformas criativas sediadas em Rio Preto.
Buscando incentivar a criatividade e democratizar o acesso à economia criativa, o Fissura Criativa tem sua primeira edição realizada por meio da Lei Aldir Blanc – o projeto foi um dos contemplados pelo Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
O uso individual e social da leitura e da escrita e as diversas formas de letramento da contemporaneidade serão discutidos no primeiro encontro às 11 horas com o tema “Letramentos possíveis: entre o excesso de ‘zapzap’ e a falta de Libras”, o bate-papo contará com a participação dos professores Renata Sbrogio, Carolina Manzato e Glaucio Camargos, que compartilharão suas pesquisas envolvendo o universo digital, a língua brasileira de sinais e outros tipos de letramento.
Já o segundo encontro será às 14 horas dedicadas à fotografia, sobretudo, o papel que a imagem exerce em uma sociedade hiperconectada. Com o tema “A fotografia autoral em meio à avalanche de celulares e novos criadores de imagem”, o encontro terá o fotógrafo Jorge Etecheber e as fotógrafas Milena Aurea e Priscila Beal.
SERVIÇO:
Festival Fissura Criativa
Quando: até 24 de abril de 2021
Onde: encontros virtuais pelo YouTube e Facebook da casa de criar. Exposição e intervenções digitais no perfil @fissuracriativa no Instagram
Realização: casa de criar e poeCity, através do Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc
Da Reportagem Jornal do Trabalhador