3.500 trabalhadores do Hospital de Base de Rio Preto serão vacinados nos próximos dias com a 1ª dose da Coronavac vacina contra a Covid-19 a vacinação teve inicio no final da manhã desta terça-feira (19) e teve a participação do governador João Doria (PSDB) e do prefeito Edinho Araújo (MDB) e de outras autoridades.
A vacina número 1 em Rio Preto foi aplicada a enfermeira Prisciane Batista, de 34 anos, que há 12 atua no Hospital de Base, ela trabalha na enfermaria específica para casos graves do novo Coronavírus.
O HB é o primeiro hospital da região a iniciar a vacinação ao todo recebeu 7 mil doses – sendo 3.500 para a primeira dose e outros 3.500 para a segunda doses que deve ser aplicada em um prazo de 21 dias após a primeira.
Segundo Jorge Fares, diretor do Hospital da Base, o inicio da vacinação é uma data histórica para a instituição sendo um momento de esperança contra essa doença que vem matando muito e acometendo o sistema de saúde. “O primeiro grupo vai ser o pessoal que trabalha com Covid cerca de 1500 pessoas e as outras 2 mil nós vamos decidir – o comitê vai decidir onde essas doses serão aplicadas”, salientou Fares.
Ele salienta que o hospital tem cerca de 7 mil funcionários e com as vacinas disponibilizados metade deles poderão ser imunizados os demais terão que aguardar a liberação de novos doses.
Segundo Reinaldo Dalur, presidente do SinSaúde (Sindicato dos Empregados na Saúde de Rio Preto e região), comemorou o inicio da vacinação dos trabalhadores, pois é um fato histórico, pois os trabalhadores estavam com muita ansiedade, medo estresse. “A importância desta vacina é traz uma pouco mais de tranquilidade para o trabalhador” salientou Dalur. O sindicalista espera que as autoridades insponibilizem o mais rápido possível a vacina para atender todos os trabalhadores da Saúde não somente de Rio Preto como também da região.
Por Sérgio SAMPAIO – Da Redação Jornal do Trabalhador
Foto: Arquivo JT