O número de mortes no trânsito de Rio Preto caiu 36,48% em 2020 na comparação com o ano anterior. O resultado é cinco vezes maior que o registrado em todo o estado, quando a redução registrada foi de 7,75%.

O levantamento foi divulgado na manhã desta quinta-feira (21), pelo Infosiga (Sistema de Verificação e Transmissão de Informações Relacionadas a Acidentes de Trânsito do Governo do Estado de São Paulo). Os dados são relativos a acidentes ocorridos em vias urbanas.

Em 2019, foram registradas 74 mortes causadas por acidentes nas ruas e avenidas de Rio Preto. No ano passado, por sua vez, esse registro caiu para 47. Na mesma comparação, o estado registrou queda de 2.694 para 2.485.

A região administrativa de Rio Preto, que compreende 96 municípios, também registrou queda de 29,87% no total de mortes entre 2019 e 2020 – com registros de 164 e 115, respectivamente.

“Parte dessa queda se deve à pandemia. Com menos veículos nas ruas, naturalmente há menos acidentes. Porém, Rio Preto registrou uma redução muito maior que o estado e a região administrativa. Essa diferença se deve às ações contínuas de sinalização, fiscalização e educação para o trânsito”, salientou o secretário de Trânsito, Amaury Hernandes.

O secretário destacou ainda a construção de lombofaixas como medida que ajudou a reduzir o número de atropelamentos. Foram 21 dispositivos desse tipo construídos em vias da cidade apenas no ano passado. “A lombofaixa tem dupla função: proporciona mais segurança ao pedestre e ainda obriga o motorista a reduzir a velocidade”, finalizou.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Foto: Divulgação/SMCS

 

 

Deixe um comentário