Com dez dias de programação online e gratuita para todas as idades, em 58 horas de transmissão e 38 atividades envolvendo 50 artistas e trabalhadores da área cultural, começa nesta sexta-feira (29), a 2ª edição do Festival Ações Literárias (FAL).

 O evento acontece de forma virtual em razão da pandemia do novo coronavírus e irá homenagear o escritor e educador mineiro Rubem Alves (1933-2014). Em sua primeira edição, em 2019, o homenageado foi o educador Paulo Freire (1921-1997). Realizado pela casa de criar – espaço de arte e formação cultural independente sediado em São José do Rio Preto (SP) -, através da Lei Aldir Blanc, o FAL terá como tema “Rubem Alves: a importância da educação dos sentidos”.

 O público poderá conferir, de sua própria casa, bate-papos com escritores, saraus, contação de histórias para crianças, jovens e adultos, apresentações musicais, espetáculos de teatro, oficinas, leituras e outras atividades. Entre os destaques, estão a curadora de livros infantis e juvenis Denise Guilherme Viotto, fundadora de “A Taba”; o autor e ilustrador André Neves, vencedor de cinco prêmios Jabuti; o educador e pesquisador indígena Tiago Nhandewa e o escritor Sacolinha, autor de romances, livros de contos e crônicas, atuante na literatura periférica. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal da casa de criar no YouTube e no Facebook.

 Abrindo o festival, nesta sexta-feira, às 14 horas, acontece o bate-papo “Quem é Rubem Alves?”, com o professor doutor Carlos Rodrigues Brandão, amigo do escritor por mais de 40 anos. Em uma conversa afetiva com a educadora Carolina Manzato, curadora do FAL, Brandão contará suas memórias sobre o autor homenageado, falando sobre livros que escreveram juntos e sobre a obra em que adaptou textos de Rubem Alves para a poesia.

 Em seu primeiro dia, o festival oferecerá mais quatro atividades: a Oficina de Storylines com José Vitor Rack, escritor, dramaturgo e roteirista; a Contação de História “Os Três Irmãos”, com a arte-educadora e contadora de histórias Dani Ribeiro; bate-papo com o educador e pesquisador indígena Tiago Nhandewa, de Avaí, e show autoral de André Fernandes. Acompanhado de seu violão, Fernandes fecha a programação do sábado apresentando canções de sua autoria e compostas com vários parceiros durante os seus 20 anos de trajetória, completados em 2021, além de seis inéditas que estarão em seu novo EP, a ser lançado em breve. 

No link fique por dentro da programação completa: https://fal.casadecriar.com.br/

Oficinas –

As pessoas interessadas em participar das oficinas devem fazer inscrição pelo site https://fal.casadecriar.com.br/, a fim de receberem instruções sobre os materiais a serem utilizados. Apenas para a oficina “Brincadeiras de Papel/Meu Primeiro Livro” as vagas são limitadas, e a seleção será por ordem de inscrição. Para as demais oficinas, não há limite de vagas.

 “O festival de leitura online parte de um entrelace de atividades que giram em torno da literatura – por onde, com maestria, nosso homenageado, Rubem Alves, transitou – e de outras linguagens da arte, também bastante mencionadas em seus textos e que corroboram com a formação integral do indivíduo, uma das ideias que compuseram seu legado para o campo educacional”, explica a curadora do FAL, Carolina Manzato.

 SERVIÇO:

2º Festival Ações Literárias (FAL) – Rubem Alves: a importância da educação dos sentidos

Quando: 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2021

Onde: canal casa de criar no YouTube e perfil @casadecriar no Facebook

Realização: casa de criar, através do Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

Programação completa: https://fal.casadecriar.com.br/

Mais informações: @festivalacoesliterarias no Instagram

Grátis. Livre

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações assessoria de imprensa da FAL

Deixe um comentário