Foto: Milena Aurea
Trabalhadoras da cultura, da arte e da criatividade atuantes em Rio Preto são protagonistas de um documentário com direção e roteiro da antropóloga, empreendedora criativa e culinarista Carolina Capelli. A obra está em fase de produção e irá integrar a programação da Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura. Buscando contribuir para a visibilidade das mulheres na cena cultural da cidade e produzir reflexões sobre o feminino e o papel da mulher na arte, a mostra será de 8 a 13 de março, a Semana da Mulher, com transmissão pela internet em razão da pandemia.
Segundo Capelli, a partir da exibição do documentário, será aberto o debate sobre “ser mulher” para além das homenagens que essa data tradicionalmente reserva. “O documentário dElas resulta de uma pesquisa etnográfica audiovisual. Como pesquisar o tema mulher e todos os temas que o circundam respeitando o lugar de fala de cada uma? Como podemos ouvir suas histórias sem ao menos direcionar as perguntas que julgamos serem importantes? Se tivesse a oportunidade de falar sobre sua vida e sua visão de mundo, como se tornou mulher, o que falaria?”, reflete Capelli, que também é idealizadora e coordenadora geral da mostra.
A etapa de captação dos depoimentos levou 15 dias e foi encerrada no dia 2 de fevereiro. Ao todo, foram entrevistadas 18 mulheres. Entre elas, a atriz e diretora teatral Beta Cunha, a pedagoga Juliana Costa e a cantora Elisangela Ribeiro. As locações foram escolhidas pelas próprias protagonistas, a maioria nas suas próprias casas. Agora, começa o trabalho de edição do material, que tem à frente Fernanda Barban.
Capelli explica que, a partir de uma abordagem sem temas pré-estabelecidos, as mulheres contam suas trajetórias, aquilo que julgam ser importante para o documentário, seus processos de ser mulher e como veem o mundo. “As trajetórias são individuais, mas perpassadas por questões estruturalmente dadas pela sociedade patriarcal.” Maternidade, visibilidade, ancestralidade, machismo, lugar da arte entram em pauta.
A equipe do documentário também é composta por Guilherme Di Curzio (som direto e direção de fotografia), Milena Aurea (fotografia still e making off), Juliano Parreira (mixagem de som e trilha musical) e Daniela Honório (produção).
Atividades – Além das apresentações artísticas, a mostra contará com atividades formativas e pedagógicas. Todas as atividades serão transmitidas gratuitamente pelo Facebook (@mostra.delas) e YouTube (bit.ly/YouTubeMostraDelas2021).
Programação – A programação completa tem previsão de ser divulgada até o final deste mês, e as informações serão disponibilizadas no perfil da mostra no Instagram (@mostra.delas).
Siga a Mostra dElas na internet: YouTube bit.ly/YouTubeMostraDelas2021 | Facebook e Instagram @mostra.delas
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações assessoria