A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Rio Preto inicia uma nova etapa na segunda-feira (8), com o inicio da imunização de pessoas com 90 anos ou mais que receberão a primeira dose da vacina.
A vacinação acontecerá nas salas de vacinas das Unidades de Saúde municipais que vão funcionar das 8 às 14 horas e mais uma vez a Secretaria de Saúde decidiu montar um drive-thru para atender a demanda deste público, o local definido agora foi o Recinto de Exposições e vai funcionar entre as 9 e as 17 horas.
A secretaria informa que não haverá vacinação nas unidades Jardim Gabriela, Santo Antonio, Vila Toninho e São Francisco. As salas de vacina das unidades respiratórias (Anchieta, Caic, Solo Sagrado, Vila Mayor) e da UBS São Deocleciano foram transferidas para escolas e vão funcionar no mesmo horário de vacinação das unidades. Para consultar os locais de vacinação, basta acessar www.riopreto.sp.gov.br/mapavacinas.
Quem pode – Para receber a dose, o idoso deve apresentar documento de identidade que comprove a idade, CPF ou número do Cartão Nacional de Saúde.
Acamados – No caso dos idosos acamados com 90 anos ou mais, a equipe de imunização das Unidades de Saúde em parceria com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) iniciou a vacinação na residência do idoso nesta sexta-feira, 5, e continua na próxima semana. A família do idoso acamado deve preencher um cadastro, disponível na Página da Secretaria de Saúde (www.saude.riopreto.sp.gov.br).
Butantan – A vacina utilizada para a imunização dos idosos é a Coronavac. A estimativa é de que 1.055 idosos sejam vacinados nesta etapa.
Balanço – Até o momento, Rio Preto recebeu 17.600 doses da vacina contra a Covid-19.
Foram vacinadas 14.217 pessoas contra a Covid-19 em Rio Preto, sendo: 1.009 idosos institucionalizados e 13.208 trabalhadores da saúde das redes pública e privada.
O município aguarda a chegada de novas doses para dar continuidade à vacinação de outros grupos e faixas etárias.
Vacina Já – Com o objetivo de agilizar a vacinação contra a Covid-19, o governo do estado de São Paulo lançou o Portal VacinaJá, no qual o público-alvo da campanha pode acessar e preencher um pré-cadastro, otimizando desta forma o tempo de permanência nos locais de imunização. O Portal é: www.vacinaja.sp.gov.br.
Os dados requisitados são nome, CPF, data de nascimento, endereço, CEP, e-mail e telefone celular. Após o preenchimento desses dados, basta confirmar as informações inseridas no formulário e enviar.
O Governo de São Paulo não envia mensagens de texto com links ou realiza contato telefônico para solicitar ou validar dados e informações.
Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS