Foto;:Divulgação

Somando em seus 10 dias de programação um total de 58 horas de transmissão online e 38 atividades gratuitas para todas as idades, a segunda edição do Festival Ações Literárias (FAL) entra em sua reta final neste fim de semana.

 O evento que homenageia o escritor e educador mineiro Rubem Alves (1933-2014) oferece um total de 16 atividades em sua programação entre esta sexta-feira (5) e domingo (7). São bate-papos, contações de histórias, shows musicais, sarau, palestra e oficinas.

 Realizado pela casa de criar – espaço de arte e formação cultural independente sediado em São José do Rio Preto (SP) -, através da Lei Aldir Blanc, o projeto foi um dos selecionados pelo Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura. Toda a programação é transmitida ao vivo pelo canal da casa de criar no YouTube.

 Sexta-feira – Nesta sexta-feira, a programação tem como um de seus destaques o bate-papo com o premiado escritor e ilustrador André Neves, dedicado à produção de livros para crianças e formação de leitores. Em um bate-papo com a educadora Carolina Manzato, curadora do FAL, ele falará sobre arte e literatura para infância. A programação será encerrada pelo Sarau Cósmico, comandado pelo contador de histórias Nhyin, alter-ego do terapeuta holístico gaúcho Varno.

 Sábado – A programação do sábado começa às 14 horas com um bate-papo com o escritor, ilustrador e quadrinista Alex Sander. A programação contará também com a leitura da obra “Benedito”, por Leandro Passos, educador e escritor. Ele reflete sobre a obra de Josias Marinho, que narra uma história apenas com imagens, atreladas aos símbolos da cultura afro-brasileira. Outro destaque é o bate-papo com o escritor Sacolinha, que promove diversas reflexões utilizando seu livro “Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser” e o subtítulo-tema desta edição do FAL, “A importância da educação dos sentidos”.

 Domingo – No domingo, último dia da programação, o festival conta com seis atividades, entre as quais, duas contações de história: “Mulheres Incríveis”, com a atriz e performer Fabiana Pezzotti, e “O mundo no black power de Tayó”, com a educadora e escritora Luana Passos.

 O público também poderá acompanhar bate-papos com o educador e pesquisador indígena Tiago Nhandewa, e com a curadora de livros infantis Denise Guilherme. O músico Zeca Barreto fecha a programação, com show autoral.

 Canais na internet – Todas as informações sobre a programação da segunda edição do FAL são disponibilizadas no perfil @festivalacoesliterarias no Instagram e no https://fal.casadecriar.com.br/. Todos os dias da programação, o público pode participar de sorteios de livros de Rubem Alves e de autores participantes do evento através do Instagram.

 SERVIÇO:

2º Festival Ações Literárias (FAL) – Rubem Alves: a importância da educação dos sentidos

Quando: 29 de janeiro a 7 de fevereiro de 2021

Onde: canal casa de criar no YouTube

Realização: casa de criar, através do Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

Programação completa: https://fal.casadecriar.com.br/

Mais informações: @festivalacoesliterarias no Instagram

Grátis. Livre

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Assessoria Festival

 

Deixe um comentário