Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para o Asè Festival Cultural, evento que irá celebrar a arte, a cultura e a ancestralidade negra e a cultura indígena. Idealizado pelas artistas Beta Cunha e Jaqueline Cardoso, de Rio Preto, o festival será realizado de forma online e com programação gratuita para todas as idades.

 As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio de formulário online, através do link https://bit.ly/InscricoesAseFestival, disponibilizado no Instagram do festival, até às 23h59 do dia 22 de fevereiro. No link para o formulário, também constam o regulamento completo e as demais instruções para a inscrição. 

Podem se inscrever artistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, assim como grupos com integrantes com esse perfil. A ficha técnica dos projetos deverá contar com pelo menos 80% de pessoas pretas, pardas ou indígenas. Grupos e artistas de todo o país podem enviar propostas. Serão selecionadas 35 atividades artísticas e culturais. Pelo menos 80% das atrações selecionadas serão de residentes de São José do Rio Preto. 

A programação contemplará a cultura negra e indígena; teatro; dança/movimento; música; cultura LGBTQIA+; economia criativa; artes plásticas; cultura popular/artesanato; patrimônio cultural material e imaterial e literatura. As inscrições estão abertas para as seguintes ações: 

  • Ka Oriki: série de 12 vídeos de poesia (exclusiva para mulheres);
  • Kika Itan: quatro contações de histórias africanas e/ou indígenas;
  • Ikosile: 12 apresentações artísticas (nas áreas de música popular afro-brasileira e/ou Indígena; dança/movimento; performance LGBTQIA+ e teatro);
  • Pin’Mo: seis atividades formativas (nas áreas de ritmos africanos, brasileiros ou indígenas para atabaque e instrumentos dessas linguagens; culinária afro-brasileira ou indígena; comidas de santo/orixás; tradição dos cabelos afros e adornos de cabeça da cultura afro; dança e movimento africanos ou afro-brasileiros);
  • Kikun Orisha: exposição de artes plásticas e bate-papo (serão selecionados três projetos).

 O Asè Festival Cultural será realizado de 31 de março a 11 de abril, em formato virtual em razão da pandemia do novo coronavírus, com transmissão pelo YouTube (http://bit.ly/YouTubeAseFestival) e Instagram (@asefestivalcultural). Essa é a primeira edição do evento, que foi um dos contemplados pelo Edital 06/2020 – Auxílio para Festivais de Culturas, da Lei Aldir Blanc, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

 O resultado será divulgado no dia 1º de março, nas redes sociais do Asè Festival, e também informado por e-mail aos proponentes selecionados. No e-mail, também irá constar a lista com a documentação e/ou material complementar a ser enviado à comissão de organização do evento, tais como recibo de pagamento, autorização de imagem e termo de compromisso de realização do trabalho.

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações

 

Deixe um comentário