Foto: Fabrício Spatti/SMCS

A Secretaria de Agricultura realizou na última sexta-feira (12) o treinamento “Boas Práticas de Manipulação” com as merendeiras responsáveis pelo preparo de alimentos na rede municipal de ensino.

Embora as discussões sobre quando e como as aulas presenciais deverão voltar estejam em construção pela Secretaria de Educação e comunidade escolar, a iniciativa visa preparar as profissionais para aplicarem os protocolos de prevenção ao coronavírus quando os alunos retornarem às escolas e creches.

“Como acontece periodicamente, as preparadoras de merenda estão sendo instruídas quanto aos procedimentos que envolvem a merenda e o padrão de qualidade da alimentação dos alunos na rede municipal. Agora, sempre e especialmente, levando em conta as medidas para se evitar a contaminação pelo coronavírus. O cuidado é com elas, com os alunos e com a comunidade”, salienta a nutricionista Elizandra Bonin, do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar.

Dentre as medidas adotadas está a conferência diária da saúde das merendeiras por meio de check list. Observada a manifestação de qualquer sintoma de Covid, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento deve ser informada e a profissional, imediatamente afastada. Todas unidades escolares terão demarcação de solo nos refeitórios e reorganização de mesas e cadeiras para distanciamento físico entre as pessoas. Deverá ter afixado no ambiente orientações de higiene e etiqueta respiratória, como a determinação de retirar a máscara só na hora de ingerir os alimentos.

O curso foi ministrado no CIECC nos períodos da manhã e da tarde, distribuindo 40 merendeiras por turma para se evitar aglomeração. A empresa DFA (Starb), responsável pela contratação das merendeiras, realizou o treinamento com apoio técnico do Departamento de Nutrição e Alimentação Escolar, aplicando as recomendações do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) neste período pandêmico e também do Comitê de Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus. Está prevista a realização de mais uma edição do treinamento.

Além dos preparativos sobre a merenda para os alunos que retornarem ao ensino presencial, a administração municipal também planeja a manutenção do Kit Alimentação Escolar caso seja necessário.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

Deixe um comentário