Foto: Sérgio SAMPAIO_Arquivo_JT

Com o inicio da vacinação contra a Covid-19 muitas pessoas deixaram de fazer suas doações habituais de sangue por acreditarem que existe alguma proibição, fato que não tem fundamento cientifico.

Segundo Barbara Cabreira, enfermeira do setor de captação do Hemocentro, as pessoas que tomaram a vacina podem fazer doação normalmente, elas apenas tem que esperar um prazo para ser liberado para a doação.

Existem dois prazos diferentes em cada uma das duas vacinas que estão sendo aplicadas em Rio Preto e na região. Barbara informa que quem tomou a CoronaVac está liberado para doar 24 horas após tomar a vacina, por sua vez quem tomou a AstraZeneca terá que esperar 7 dias para poder doar.

Covid-19 – As pessoas que tiveram Covid positivo podem fazer sua doação 30 dias após a “cura da doença” – por sua vez, caso a pessoa tenha tido contato com um familiar ou amigo ou alguma pessoa que teve Covid, deve aguardar 15 dias e após descartar o contágio para poder ser liberado para fazer a doação.

Cuidados – Por conta da pandemia do Covid-19 o Hemocentro continua com todos os cuidados para receber os doadores em suas instalações.

Segundo Barbara, todas as adequações foram feitas no local e as pessoas podem comparecer para doar com segurança.

Nas cadeiras onde existe a triagem antes da doação foram colocadas fitas para o distanciamento e foi disponibilizado álcool em gel 70%.

Uso de máscaras – ela lembra agora que é obrigação todos usarem máscaras, tanto funcionários como doares tem que estar com a máscara para permanecerem no local.

As doações quando possível devem ser agendadas de segunda a segunda, inclusive nos feriados, das 7h00 às 13h00, pelos telefones (17) 3201-5151 ou 3201-5009.

Quem pode Doar – O requisito básico para ser doador é ter entre 16 e 69 anos no caso de menores têm que estar acompanhados de um responsável. É necessário levar um documento oficial com foto (RG ou CNH), ter mais de 50 kg, a pessoa no dia da doação não pode estar em jejum, mas deve fazer refeições leves e não gordurosas (últimas 4 horas que antecedem a doação), não pode ter ingerido bebida alcoólica 12 horas antes da doação e deve estar bem de saúde.

A relação de obstáculos que impedem a doação são diversas dentre elas o doador não pode ter feito um endoscopia ou colonoscopia (não podem doar por 6 meses), pessoas que fazem uso de antibióticos (não pode doar em um prazo inferior a 15 dias de ter tomado o medicamento), pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing (ficam 12 meses sem poder doar). A relação completa o doador pode acessar o site www.hemocentroriopreto.com.br/quem-nao-pode-doar

“Você pode ligar para tirar as suas dúvidas e para vir sabendo que vai dar certo à doação. O telefone é o 3201-5151 e temos também o 3201-5009”, informa Barbara.

Rápido – A doação de sangue desde a triagem até a coleta dura, em média, 40 minutos e pode salvar até quatro vidas, segundo finalizou a chefe do setor de captação do Hemocentro do HB.

Por Sérgio SAMPAIO Jornal do Trabalhador

Deixe um comentário