Foto: Fabricio Spatti_SMCS

O prefeito Edinho Araújo (MDB), ao lado do superintendente do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto), Nicanor Batista Jr. e de técnicos da autarquia, vistoriaram a reforma e ampliação da ETA (Estação de Tratamento de Água) “Palácio das Águas”.

Segundo a autarquia o objetivo da reforma é melhorar a qualidade do tratamento de água captada na Represa Municipal. Além disso, sazonalmente, a capacidade de fornecimento poderá aumentar de 450 l/s para até 750 l/s.

A reforma, projetada pelo Semae, prevê melhorias no sistema de captação de água bruta; tratamento, reservação e bombeamento de água tratada; automação do sistema de supervisão e controle e substituição das subestações existentes por eletrocentros para a melhoria no uso das fontes de energia (eficiência energética).

Custo – O valor da obra é R$ 30 milhões, desse total, 40% são de recursos do Semae e 60% da Caixa Econômica Federal. O prazo para a conclusão é dezembro deste ano. A empresa vencedora da licitação é a Construtora Elevação Ltda.

Cronograma – Já foram reformadas duas das três linhas de decantação. A terceira está em obras. Cada linha passa a tratar a 250 litros/segundo, um aumento de 100 litros/segundo. “Estamos melhorando a qualidade do tratamento da água, deixando a estação mais eficiente e aumentando a produção. É uma obra que vai ficar para as futuras gerações”, declarou o prefeito Edinho Araújo.

Complemento – Também está sendo construído na ETA um TRU (Tanque de Regulação de Vazão). “Ele vai equalizar todo o resíduo produzido pela ETA, antes de ser lançado na rede de esgoto. Isso vai proporcionar um ganho no tratamento do esgoto na ETE Rio Preto”, destacou o superintende.

História – A ETA “Palácio das Águas” foi inaugurada no dia 1º de outubro de 1955 pelo prefeito Philadelpho Gouvea Netto. Na época, a Rio Preto contava com 6 mil imóveis com ligação de água. De lá para cá, passou por uma série de melhorias. Essa é a primeira vez que se fará uma reforma aumentando a capacidade de produção, modernizando e automatizando o sistema. Atualmente, a cidade possui 230.979 mil imóveis atendidos pelo Semae (água e esgoto). A ETA é responsável por 25% do abastecimento de água de Rio Preto.

 Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações assessoria SMCS

Deixe um comentário