Foto: Ilustrativa

A Prefeitura de Rio Preto e o Governo de São Paulo, por meio das secretarias municipais do Trabalho e de Desenvolvimento Econômico do Estado, disponibilizam ao município cinco cursos profissionalizantes pelo Programa Via Rápida Emprego.

As inscrições devem ser feitas até 30 de março pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Para localizar os cursos, é preciso buscar pelo município de São José do Rio Preto em ‘Onde estudar’.

Os cursos oferecidos são os seguintes:

  • recepção e atendimento,
  • técnicas de vendas,
  • assistente administrativo,
  • edição de vídeos,
  • marketing digital para redes sociais e comércio eletrônico.

“Os cursos são selecionados a partir do portfólio oferecido pelo governo estadual, considerando a demanda do nosso mercado de trabalho e também os preparativos para retomada econômica à medida que se trabalha pelo controle da pandemia de Coronavírus”, salientou a secretária do Trabalho, Márcia Caldas.

Requisitos – Para se candidatar é preciso ter pelo menos 16 anos, ser alfabetizado e morar no Estado de São Paulo. Os cursos são oferecidos preferencialmente a pessoas desempregadas, candidatos com menor escolaridade, pessoas com mais encargos familiares, candidatos com maior idade e mulheres que arcam com as despesas de sua família.

Selecionados – Os selecionados recebem uma convocação para o início do curso no e-mail em que se inscreveu. Os participantes desempregados e que não estejam recebendo nenhum tipo de benefício (seguro-desemprego, aposentadoria, bolsa família, entre outros) terão direito a bolsa-auxílio, de parcela única, de R$ 210.

O Via Rápida Emprego, programa da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado que tem o Paula Souza como principal parceiro, visa preparar a população para oportunidades no mercado. Por meio dos cursos, os interessados aumentam as chances de obtenção de trabalho e geração ou aumento de renda.

Descritivo dos cursos:

  • RECEPÇÃO E ATENDIMENTO (80 horas/aula, vespertino, on-line): Capacitar o aluno para orientar o público, prestando-lhe serviços de atendimento ou realizando coleta de informações, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços.
  • TÉCNICAS DE VENDAS (60 horas/aula, vespertino, on-line): Capacitar o aluno para desenvolver o perfil profissional de vendas empresariais, mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas com as diversas etapas do processo de venda profissional, superar as expectativas de buscar a fidelização. Este curso está vinculado às vagas oferecidas pelo Carrefour, Niazi Chohfi e outras empresas.
  • ASSISTENTE ADMINISTRATIVO (60 horas/aula, vespertino, online): Capacitar o aluno para realizar atividades de rotinas administrativas, organização de documentos e apoio logístico no ambiente de trabalho da empresa, de acordo com normas e procedimentos técnicos de qualidade.
  • EDIÇÃO DE VÍDEOS (60 horas/aula, noturno e online): O curso objetiva capacitar para fazer roteiros, captar, editar e finalizar vídeos e áudios, criar Motion Graphic e efeitos visuais (VFX).
  • MARKETING DIGITAL PARA REDES SOCIAIS E COMÉRCIO ELETRÔNICO (80 horas/aula, noturno e on-line): Neste curso, o aluno aprende a analisar e entender o mercado de bens de consumo, a resgatar e discutir os conceitos fundamentais de marketing, operação e logística, discutir características, recursos, limitações e potencialidades do uso da internet nos processos de marketing e vendas entre outras habilidades para mapear oportunidades e riscos de negócios, definir objetivos, ações e ações táticas e ainda planejar a implantação de uma loja virtual. No momento, este curso é oferecido na modalidade remota, portanto é preciso usar um computador que tenha, ao menos, as seguintes características: Windows 8, acesso à internet de 8 Mbps, processador Core i3 ou equivalente com suporte a 64bits, espaço disponível em disco de 10 GB, caixa de som, microfone e memória RAM de 4 GB.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações SMCS

 

 

Deixe um comentário