Foto: Divulgação

A cantora, compositora e instrumentista curitibana Bruna Lucchesi lança nesta segunda-feira (29), o single e o clipe de “Energia Solar”, uma composição inédita do poeta, romancista, tradutor, compositor, biógrafo e ensaísta Paulo Leminski, conterrâneo de Bruna, que já foi gravado por nomes como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Arnaldo Antunes e Itamar Assumpção. Link do vídeo, já está público:  https://youtu.be/a7sKGCWGFoA

Link das plataformas digitais: 

Ouça: https://linktr.ee/brunalucchesi

A escolha da faixa aconteceu quando Bruna ganhou o Songbook do Paulo Leminski de presente de aniversário da Estrela Leminski e do Téo Ruiz, viu Energia Solar e não encontrou nenhuma gravação disponível na web, decidiu fazer sua versão e mostrá-la à Estrela.

“Um ano depois, em agosto de 2019, Estrela me ligou me convidando para tocar a mesma canção na edição comemorativa do Sofar Sounds Curitiba pelos 75 anos do Leminski. Eu abri o show, que era um grande encontro dos amigos e parceiros do poeta, cantando e tocando esta canção”, conta Bruna. Alguns meses depois gravou “Energia Solar” em um vídeo da websérie Estufa Sessions no YouTube, e após o lançamento, o produtor Ivan Gomes viu e a incentivou a gravar o tema e lançá-lo como single.

Ivan Gomes encabeçou a produção “O processo todo foi muito fácil e divertido. Desenvolvemos o arranjo dela juntos e chamamos o Vitor Wutzki para gravar a guitarra. Gravamos a parte instrumental ao longo de um dia de trabalho com ele num clima meio “folk lóki”. Ficamos dando risada depois porque nos demos conta que ele gravou a guitarra principal em dois takes e depois fez mais uns 10 takes só de microfonia, o que é perfeito porque nós três temos um carinho especial por esse tipo de “ruído”. Acabou que ficou fosforescente e radioativo, do jeitinho que o Leminski descreve na canção”, fala a cantora sobre o processo de gravação.

O single vem acompanhado de um videoclipe dirigido por Amabile Barel. A inspiração das imagens partiu da capa do single, elaborada pela artista visual Gio Soifer. “Foram feitas imagens da gravação e depois criamos algumas outras texturas explorando a ideia da simplicidade de amar como uma criança que brinca com os raios de sol.”

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações assessoria de imprensa da cantora

Deixe um comentário