Foto: Divulgação 

Pessoas que contraíram Covid-19 ou foram vacinadas contra a doença podem testar a resposta imunológica do organismo contra o vírus por meio do teste de anticorpos neutralizantes, exame defendido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.

Aprovado pela Anvisa e disponibilizado pelo Ultra-X, o teste analisa através de uma amostra sanguínea a capacidade dos anticorpos bloquearem a ligação da proteína da espícula viral, conhecida como Spike, ao receptor nas células humanas, a proteína ACE2.

De acordo com a médica patologista do Ultra-X Maria Gabriela de Lucca, ao entrar em contato com o vírus, o organismo inicia a produção de anticorpos que o protegem contra futuras infecções. Estes anticorpos são chamados de neutralizantes.

“Apesar de existirem vários exames sorológicos para a Covid-19, a principal diferença é que os demais exames podem ser sensíveis para detecção de contato prévio com o vírus, mas não são específicos para verificar a produção de anticorpos neutralizantes do vírus SARS-CoV-2”, salientou a médica patologista.

Tempo de espera – O teste deve ser realizado após 30 dias da segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou após o 14º dia de sintomas da doença. A médica ressalta que a presença de anticorpos neutralizantes no organismo de quem já foi vacinado ou teve contato com o vírus não exclui a necessidade de manter as medidas de segurança propostas pelos órgãos de saúde para evitar a disseminação de Covid-19, como o uso de máscaras, higiene constante, uso de álcool em gel e distanciamento social.

Da Reportagem Jornal do Trabalhador com informações Marsala Marketing

Deixe um comentário